O Corpo de Bombeiros foi acionado nesta terça-feira (9/04/19), para capturar um macaco-prego que estava causando incômodos em casas no bairro Poço Grande, em Gaspar (SC), mas ele acabou fugindo. Ele por exemplo entrou na residência de uma moradora, derrubou eletrodomésticos, quebrou plantas e até deslocou uma folha de eternit.
Entre as travessuras, o animal com um rosto muito simpático quebrou um ventilador e levou um carregador de telefone. Naquela região não é raro o aparecimento de macacos, mas nunca chegavam a incomodar como desta vez.
Confira a reportagem da TV Gaspar, com imagens de Raul Neves:
Nesta quarta-feira (10) o animal foi capturado pela população às margens da rodovia Jorge Lacerda. Os bombeiros foram acionados novamente ao local às 13h18min, para atender a ocorrência. O macaco será encaminhado a Polícia Militar Ambiental que irá fazer uma avaliação do seu estado de saúde e depois reintroduzi-lo à natureza.
Os bombeiros lembram que todo animal tem sua importância na natureza, mesmo que ofereça algum risco como cobras, lagartos e aranhas, por isso não se deve matá-los. Nesses casos a recomendação é acionar os bombeiros e se manter afastado do animal, principalmente os peçonhentos (que possuem veneno).
Outros animais que podem assustar são as abelhas, cada vez mais raras e consideradas em processo de extinção. O papel de polinização é essencial para a natureza, fazendo com que novas plantas nasçam. É muito comum os enxames migrarem para instalarem suas colônias e no meio do caminho, pousarem para descansar por um ou dois dias para continuar a jornada.
Nesse caso, a orientação é de que não entre em contato com os insetos já que deixarão o local após esse período. Muitas pessoas acabam assustadas e põe fogo para evitar picadas, esquecendo sua importância para a natureza.