A primeira turma inscrita na Oficina de Arte Urbana – Teoria e Prática – começou a colocar em prática o que aprendeu nas aulas conduzidas pelo artista plástico, pintor, desenhista e grafiteiro Felipe da Costa. Os alunos literalmente saíram para a rua sábado e domingo, dias 30 e 31 de março, para grafitar os primeiros metros de um muro da Rua Irapuru, no bairro Glória.
A Fundação Cultural de Blumenau, o local da oficina, recebe inscrições para as turmas de maio, junho e julho. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3381-6193, das 8h30 às 11h45 e das 14h às 17h. As oficinas são gratuitas e incluem os materiais que serão utilizados. As vagas são limitadas.
A iniciativa conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. O projeto foi aprovado no Programa de Transferências de Oficinas Culturais, que contempla propostas que desenvolvam, implementem e ampliem ações artísticas e culturais em todas as regiões do Estado, respeitando a identidade cultural.
Novas turmas
Para os próximos meses podem se inscrever jovens a partir dos 14 anos. Em Blumenau, foram abertas cinco turmas – março, abril, maio, junho e julho -, com aulas nos finais de semanas pré-estabelecidos pela coordenação. As oficinas serão constituídas de aulas teóricas sobre temas relacionados à arte urbana, bem como sobre técnicas utilizadas. Após as aulas teóricas, os alunos desenvolverão, com o auxílio do ministrante da oficina, a parte prática, com a produção de um painel de arte urbana no muro do Bairro Glória.
Felipe da Costa é artista plástico natural de Blumenau. Está inserido em diversas plataformas artísticas, atua como pintor, desenhista e grafiteiro, além de trabalhar como curador e instrutor de atividade culturais na Galeria Lazuli.
Por Sérgio Antonello [Secom/PMB]