No mundo da tecnologia, há inúmeros exemplos de empreendedores que quebraram as regras tradicionais do ambiente de trabalho. Com mais liberdade, não só aumentaram a produtividade como a motivação para desenvolver os desafios diários. Confira no artigo de Armando Leite.
Investir em colaboradores: quais os retornos?
Por Armando Leite, fundador e CEO da Trezo
O maior bem de uma empresa são os colaboradores, porém, na prática, quantos empresários levam isso a sério? Infelizmente, os números ainda não são tão altos. Mas, por que isso ocorre mesmo sabendo da importância? E, afinal, qual o retorno que a empresa terá ao investir nos funcionários?
Diferentemente de outras aplicações, o retorno sobre o investimento em colaboradores nem sempre aparece em números exatos. Por exemplo, quando compramos um equipamento sabemos em quanto ele aumentará a produção, tempo de entrega e prazo para o retorno. Quando o assunto são as pessoas, os cálculos nem sempre são tão objetivos, fazendo com que esse investimento fique de lado.
Porém, por experiência própria, posso assegurar que o melhor investimento que podemos realizar é na equipe. Não por que isso gera mais faturamento à empresa, mas sim porque contribui com funcionários mais felizes, mais inspirados a trabalhar, mais livres para criar, além de despertar o sentimento de pertencimento a uma causa. A lucratividade é uma consequência.
A frente da Trezo, empresa Partner Magento especializada em tecnologia e-commerce, há mais de dez anos, sempre acreditei que as pessoas eram nosso maior bem e por isso investimos nelas. Seguimos em duas linhas.
Uma é ambiente de trabalho. A Trezo dispõe de um local agradável, onde os colaboradores podem se sentir à vontade, como se fosse uma extensão de casa. Proporcionamos espaço para café, que é livre, com lanches, inclusive frutas; almoço na empresa; área de descompressão com puffs, biblioteca e televisão; a companhia das cachorras Kiara Antônia e Frida Mara, entre outros.
A outra é mais direta aos benefícios. Oferecemos aulas de inglês in company, custeamos cursos e eventos pertinentes à função exercida; oferecemos vale-alimentação, plano de saúde e até mesmo manicure no horário de trabalho. Além disso, os colaboradores podem se vestir como se sentirem confortáveis, sem a necessidade de seguir um padrão de roupa.
Com essa cultura desde o início, aliando ambiente de trabalho e benefícios, colhemos bons resultados. Os colaboradores trabalham aqui por que gostam e se sentem bem, percebendo que nosso propósito de proporcionar experiências fantásticas para pessoas e negócios é real.
A empresa já recebeu algumas certificações como por exemplo a Great Place To Work em 2017, que identifica excelentes organizações para se trabalhar. E, por dois anos consecutivos, 2018 e 2019, estamos no ranking nacional das 30 “Empresas Mais Amadas” pelos colaboradores, na categoria pequenas e médias empresas, de acordo com a Love Mondays, que desenvolve a lista de acordo com milhares de opiniões declaradas por profissionais de mais de 170 mil empresas de todo o país.
Investir nos colaboradores traz retornos sim. Acreditamos que é essencial para o sucesso de uma empresa e, por isso, continuaremos nessa linha.