Capacitação gratuita para pessoas com deficiência em Blumenau e região

 

 

 

A inclusão é um dos grandes desafios da sociedade. A boa notícia é que o número de pessoas com deficiência contratadas vem aumentando a cada ano no Brasil. Em 2018, por exemplo, foram 46,9 mil novos postos de trabalho, maior índice desde 2014, quando foram realizadas 42,6 mil contratações. Para que as oportunidades e a valorização destes profissionais sejam mais expressivas, a Viacredi, com apoio do Sistema Ailos e parceria com o Sesi, dá início a mais uma edição do programa que desenvolve pessoas com deficiência.

Esta será a quarta edição do projeto, que é totalmente gratuito. Neste período, 25 profissionais foram contratados pelo mercado em geral. A colaboradora da Viacredi, Karem Rodrigues da Cunha dos Santos, é uma dessas pessoas. Ela fez parte da turma que se formou em 2018 e hoje atua em um Posto de Atendimento da Cooperativa localizado no bairro Badenfurt, em Blumenau. “O programa Escola Inclusiva foi a chave que abriu as portas para o meu futuro. Hoje, cada passo que dou é um desafio para me tornar uma nova pessoa”, ressalta.

O objetivo da ação é orientar os alunos para conteúdos básicos que os capacitem para atuar de forma eficaz em diferentes áreas dentro das empresas. Em 2019, a primeira turma do programa contemplará 30 participantes de Blumenau e região. As inscrições seguem até 5 de abril. Interessados devem completar o formulário disponível neste link.

Podem participar pessoas com mais de 18 anos, ensino fundamental completo e que residam na região. As aulas, com duração de três meses, terão início no dia 24 de abril e serão realizadas no Sesi de Blumenau. Ao longo do curso são abordadas matérias como matemática, português e competências para o trabalho e todas as aulas contam com intérprete de libras. Para mais informações, ligue no telefone (47) 3231-5228.