115 jurados de 25 países começaram a avaliar os rótulos inscritos no Concurso Nacional de Cerveja

 

 

 

Fotos: Luciano Bernz [Curtindo Blumenau]

Neste sábado (9/03/19), começou a 7ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas. Um time de 115 jurados (ano passado eram 83) irá avaliar os 3.115 rótulos inscritos de 156 estilos diferentes.

O júri é formado por 62 brasileiros de 11 estados diferentes e 59 estrangeiros vindos de 24 países. Alguns fazem parte da Brewers Association, associação americana com mais de sete mil cervejeiros artesanais e empresas do ramo, uma das grandes fomentadoras do mercado cervejeiro nas Américas e no mundo.

 

 

Em 2019 houve um aumento de 9% no número de inscrições em relação ao ano passado. Santa Catarina é o estado com o maior número de inscrições, com um total de 672. Rio Grande do Sul e São Paulo vêm logo atrás, com 647 e 606, respectivamente. Paraná (382), Minas Gerais (357), Rio de Janeiro (221), Distrito Federal (38), Pernambuco e Goiás (33), Espírito Santo (26), Mato Grosso (19), Sergipe (16), Alagoas (14), Ceará e Bahia (11), Mato Grosso do Sul (10), Paraíba (8), Rio Grande do Norte (6), Tocantins (3) e Amazonas (2) fecham a lista.

Os jurados estarão avaliando os rótulos até terça-feira (11) no Eisenbahn Biergarten. Já os vencedores das diferentes categorias receberão a premiação no dia seguinte em cerimônia no Bela Vista Country Club, em Gaspar (SC).

O Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau já o terceiro maior evento do mundo em quantidade de rótulos inscritos. O número de cervejarias aumentou significativamente neste ano, com 505, um crescimento de 6% em relação a 2018.

O presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo e Lazer, Ricardo Stodieck, justifica esse aumento à credibilidade e qualidade do concurso. “O aumento do número de jurados, assim como dos rótulos inscritos comprovam a consolidação do evento no cenário cervejeiro”, afirma.

O Concurso Brasileiro de Cervejas é organizado pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), em parceria com a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e do Parque Vila Germânica. A coordenação técnica é feita pelo Instituto Science of Beer, de Florianópolis.