Por Eduarda Prawucki
O Hospital Santa Catarina de Blumenau realizou, no dia 12 de fevereiro, o primeiro implante com uma prótese de titanium customizada em impressora 3D na face. O procedimento foi realizado para corrigir o osso que forma a proeminência da bochecha, que foi danificado em um acidente.
De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial do Hospital Santa Catarina de Blumenau, Dr. Pablo Leite, dentista responsável pelo procedimento, a prótese foi encomendada por ele em uma empresa de São Paulo, referência em implantes ortopédicos.
“O procedimento de colocação de prótese de titanium já é comum em grandes centros de saúde, em especial para os casos ortopédicos. A grande novidade nesse caso é a utilização da prótese para reparos na face”, explica o cirurgião bucomaxilofacial.
Para criar a prótese facial, foi necessária uma tomografia computadorizada do rosto do paciente e o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Depois de liberada, a prótese foi projetada sob medida e impressa em 3D.
Assim que a placa de titanium chegou a Blumenau, o Dr. Pablo e as cirurgiãs dentistas Dra. Beatriz Helena Eger Schmitt e Dra. Robertta Aliny Santos Bendini realizaram o implante da prótese e um enxerto de gordura retirada do abdômen do paciente.
“A cirurgia durou cerca de três horas e meia e o paciente apresentou uma recuperação rápida e sem complicações”, finalizou Dr. Pablo.