Uma corrida de rua de 10 e 5 km, abre oficialmente a programação que marca os 80 anos do 23º Batalhão de Infantaria (BI). A expectativa é reunir cerca de mil atletas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
A prova será realizada no dia 7 de abril, às 8h, com largada e chegada dentro do quartel do 23º BI, localizado na Rua Amazonas, nº 3.312, bairro Garcia. Além do evento esportivo a programação de aniversário prevê outras atrações, sempre lembrando da importância do quartel em Blumenau e ajuda que os militares prestam à sociedade. Entre elas, vale lembrar o papel essencial do exército nas tragédias climáticas.
Em 1983, o 23º Batalhão de Infantaria participou, ativamente, marcando sua história no apoio às vítimas da enchente de 1983. O evento climático começou em 5 de julho e durou cerca de 32 dias. Na época, o Rio Itajaí Açu atingiu a marca de 15,34 metros no dia 9 de julho.
Em 1984, mais um drama para os blumenauenses com a elevação do principal rio da cidade. A enchente durou apenas alguns dias, porém o Rio Itajaí Açu atingiu a marca de 15,46 metros no dia 7 de agosto de 1984. Mais uma vez, o 23º Batalhão de Infantaria se fez presente e apoiou, com seu pessoal e material, a cidade de Blumenau e as cidades do Vale do Itajaí.
Não podemos esquecer também da contribuição dos militares no apoio às vítimas dos deslizamentos de 2008, a maior tragédia climática de SC. Além disso, os militares de Blumenau tiveram papel importante em várias missões de paz pelo mundo, como no Haiti em 2010.