A Escola Número 1, na Itoupava Central, está aberta novamente para receber o público. Os equipamentos já foram recolocados e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h. Entre as medidas de segurança em processo de implementação, a Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) e a Associação de Amigos da Casa da Memória da Escola Número 1 estão providenciando a instalação de câmeras de segurança e vigilância humana para evitar a ação de vândalos. Também foi solicitado o apoio da Polícia Militar para promover mais rondas na região.
Em conjunto com as melhorias, os presidentes da FCBlu, Rodrigo Ramos, e da associação local, Ingelore Liesenberg, avaliam o projeto de ampliação e restauro do imóvel. “Precisamos fazer algumas adequações como a construção do prédio anexo, já aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da manutenção do próprio prédio, em especial nas janelas, portas, telhado e paredes”, salienta Rodrigo Ramos.
“Estamos contratando a empresa para elaborar o projeto técnico e, tão logo essa fase esteja concluída, vamos encaminhar a proposta e obter os valores necessários. Além de recursos próprios, uma das alternativas talvez seja garantir os valores necessários por intermédio da Lei Rouanet. Além disso, temos a questão do próprio prédio que, com o passar dos anos, precisa de manutenção”, conclui.
Vandalismo
No último dia 6 de fevereiro, a Escola Número 1 sofreu com a ação de vândalos durante o período de almoço. Na ocasião, pessoas mal intencionadas invadiram o prédio e despejaram o pó químico dos extintores de incêndio sobre os materiais em exposição.
Por Sérgio Antonello [SECOM/PMB]