O réu acusado de matar um homem a tiros foi condenado a 16 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, nesta quarta-feira (27/02/19) durante sessão do Tribunal do Júri na comarca de Blumenau. Quatro homens e três mulheres formaram o Conselho de Sentença do julgamento que iniciou às 9h e encerrou por volta das 16h30min. O homicídio qualificado aconteceu em 2015 no bairro Velha Grande, em Blumenau.
Segundo denúncia do Ministério Público, os envolvidos teriam relação com o tráfico de drogas que ocorria naquela região. O irmão do réu havia sido morto dias antes e motivado a vingar a morte e manter o domínio da traficância, ele teria planejado tirar a vida da vítima de 19 anos.
O crime aconteceu na noite do dia 20 de janeiro de 2015, por volta das 21h, quando o condenado em conluio de outras três pessoas não identificadas, invadiram armados a casa da vítima anunciando que eram policiais, segundo testemunhas, e determinado que todos deitassem no chão. Dois deles foram até o quarto do imóvel, no qual se encontrava a vítima e efetuaram nove disparos de arma de fogo contra o jovem.
O homem de 22 anos foi condenado por homicídio qualificado por motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. O réu inicialmente respondeu ao processo em liberdade, mas teve a prisão preventiva decretada em agosto de 2016. Ele estava preso desde o dia 20 de janeiro deste ano no Presídio Regional de Blumenau. O juiz da 1ª Vara Criminal da comarca de Blumenau, Juliano Rafael Bogo, presidiu o julgamento que teve como promotora, Cristina Nakos e como defensor público, Arthur Herman Calábria Lundgren de Albuquerque.
Fonte: Tribunal de Justiça de SC