Seterb faz acordo com a PM para compartilhar videomonitoramento

Foto: SETERB
Foto: SETERB

O Seterb, assinou nesta semana um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), para compartilhar o sistema de videomonitoramento instalado na cidade. Com o acordo, as partes dividem as despesas destinadas ao custeio do programa implantado pelo Governo do Estado.

Dessa forma, o documento garante ao município a visualização e o playback das imagens geradas pelas 90 câmeras distribuídas nas principais vias, permitindo a recuperação das imagens gravadas. O objetivo é auxiliar no gerenciamento do tráfego, fiscalização do trânsito e identificação de causas de acidentes. “Agora a expectativa é melhorar o auxílio à comunidade na questão de responsabilidades em acidentes e também que no mês de fevereiro possamos retomar a fiscalização por meio das câmeras. Neste mês dezembro e em janeiro serão feitos testes junto ao Detran/SC para ajustes no procedimento”, comenta Marcelo Schrubbe, diretor presidente do Seterb.

O monitoramento das imagens é feito pela Polícia Militar, que verifica situações de segurança pública, e pela Guarda de Trânsito, que observa eventuais ocorrências e congestionamentos, facilitando a atuação dos agentes. O acordo assinado nessa semana tem vigência de 60 meses.

Com informações de Felipe Rodrigues, da prefeitura de Blumenau.