Fotos e texto: Luciano Bernz
A 26ª edição da Festitália teve início na noite desta sexta-feira (11) no Setor 2 do Parque Vila Germânica. Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o presidente do Lira Circolo Italiano di Blumenau José Domingos Gavioli, Prefeito Napoleão Bernardes acompanhado de sua namorada Dra. Maria Augusta Barros; Deputado Estadual Paulo Fança, Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau Lúcio Cesar Dib Botelho, representando o poder executivo do Estado de Santa Catarina; o agente consular de Blumenau José Campestrini, representando o Cônsul Geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina Enrico Moura; as Reginellas Débora Christina Mathioni, Heloísa Tomio e Elizandra Millani.
O presidente do Lira José Domingos Gavioli, abriu a cerimônia contando um pouco da história da festa e da cultura italiana em Blumenau. Em seguida, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau Lúcio Cesar Dib Botelho, falou da importância da festa para o estado e confirmou o apoio incondicional do governo do estado à Festitália.
Para encerrar, o prefeito Napoleão Bernardes, disse que sente que esta é uma festa verdadeiramente familiar. Além de mostrar a cultura e as tradições italianas, promove também o lazer e a gastronomia.
O brinde oficial de abertura da 26ª Festitália foi feito com o vinho lançamento da Vinícola San Michele, o San Michele Barone. Uma garrafa de 6 litros foi produzida especialmente para o lançamento e a abertura da festa. Este vinho foi produzido com a uva Nebbiolo, considerada a mais nobre do Piemonte, e seu cultivo teve início no ano 300 A.C.
Após a cerimônia de abertura, o público pôde cantar e dançar ao som de Deco Dalponte e Banda Premier. Uma novidade desta edição é o almoço em família que agora acontece também aos sábados.
O presidente do Lira Circolo Italiano di Blumenau, José Domingues Gavioli, conversou com nossa equipe. Ele disse que a expectativa é que mais de 40 mil pessoas prestigiem a festa. Ressaltou também, que ela tem crescido a cada ano e que trazer a gastronomia das diversas partes da Itália, é uma maneira de divulgar os costumes do povo italiano.
A Festitália vem crescendo a cada ano. E isso é muito bom, pois é a divulgação da tradição, dos costumes, do folclore e daquilo que os nossos antepassados trouxeram para nós. E está aqui a culinária italiana, muito bem representada por pratos vindos de todos os extremos da Itália, desde as regiões litorâneas até os Alpes. Ela é muito rica e conhecida no mundo inteiro. E não por ser descendente de italiano, mas é a melhor do mundo.
Confira a programação para este sábado (12)
- 11h
- Início do Almoço em Família
- Grupo de Canto Fratelli Del Circolo
- Coral Ecco D’Italia
- Apresentação de Grupos de Danças Folclóricas.
- 12h – Trio Itália Nostra Show
- 15h30min – Encerramento
- 19h30min
- Grupo de Canto Fratelli Del Circolo
- Coral Ecco D’Italia
- Apresentação de Grupos de Danças Folclóricas.
- 20h30min – Vecchio Scarpone.
Confira as fotos da primeira noite
Antes da abertura oficial, quando o Setor 2 ainda tinha pouco público, deu para ter uma ideia da opções da Festitália desse ano.