71% dos lojistas catarinenses apostam em um Natal melhor do que no ano passado

 

Natal é a data mais importante para o comércio. Se vende mais, precisa de mais funcionários e muitas vezes até tira do sufoco negócios que sofreram com a crise durante o ano. Com o cenário eleitoral definido, os lojistas apostam em índices melhores para o Natal de 2018.

Para 71,03% dos consultados a expectativa é que as vendas para a data sejam maiores do que no ano anterior. Para 48,28% o crescimento deve ser de até 5%, enquanto 28,28% são ainda mais otimistas e acreditam em 10%. Os números fazem parte do levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) junto a associados das 20 cidades de maior potencial econômico do estado.

O tíquete médio, na avaliação dos associados consultados, deve ficar em R$ 235,71 ante R$ 187,83 registrados no ano anterior. Os itens mais procurados devem ser vestuário (37,24%), seguidos de acessórios (15,17%) e calçados (10,34%). O parcelamento, acreditam os lojistas, continuará sendo a opção preferida, chegando a 85,51%.

Como forma de ampliar as vendas, estratégias como promoções (30,34%), campanhas (24,14%) e sorteios (22,76%), estão entre as ações desenvolvidas pelo comércio catarinense. Para contribuir com essas iniciativas a FCDL/SC disponibiliza material promocional para a data, além de oferecer aos seus associados plataforma eletrônica para gestão de sorteios.

Com base nos resultados eleitorais e na retomada econômica, outro dado positivo é o otimismo apontado pelos empresários consultados. O dado foi incluído no levantamento para projetar a expectativa do varejo catarinense. O resultado indicou que, na avaliação de 87,59%, o ano de 2019 será melhor para o comércio.