Na catástrofe de 2008, 24 pessoas perderam a vida, das quais 21 por soterramento e três por afogamento. Cerca de 2,1 mil imóveis foram danificados ou destruídos pelos deslizamentos de terra e 25 mil moradores tiveram que deixar suas casas. Isso ninguém esquece, mesmo para uma cidade castigada periodicamente por enchentes e deslizamentos.
Por isso a Defesa Civil vai promover, entre os dias 19 e 24 de novembro, atividades em memória ao que aconteceu naqueles dias terríveis. É a proposta do Blumenau Resiliente, que tem o objetivo de reforçar à população os trabalhos realizados para a reconstrução da cidade, além de homenagear as entidades que ajudaram o município naquele período.
A iniciativa é da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) é para lembra que temos que ficar em alerta constante em prol da manutenção da vida humana.
As atividades iniciam no dia 19 com a reunião da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura. Até o dia 24, a população terá também a oportunidade de conferir a exposição Blumenau Resiliente, no Shopping Neumarkt, das 10h às 22h. No dia 20, a equipe preparou uma ação de conscientização junto à comunidade da Rua Ruy Barbosa, às 9h. O tema será Blumenau Resiliente: Prevenção e Redução de Riscos a Desastres Sociambientais – Mudando Hábitos e Reduzindo Riscos.
Destaque especial para as atividades que iniciam no dia 21, com a formatura dos Agentes Mirins de Defesa Civil, às 10h, na Escola Básica Municipal (EBM) Machado de Assis. No mesmo dia, a Prefeitura vai lançar o livro 2008+10, às 19h, no Bloco J da Universidade Regional de Blumenau (Furb).
Homenagem
No dia 22, a Sedeci vai promover a cerimônia de homenagens às instituições que atuaram no período de desastres na cidade. A ação vai contar com a apresentação dos principais avanços no município, incluindo o lançamento do projeto Centro de Memória dos Desastres de Blumenau. O evento será realizado no Teatro Carlos Gomes, no Centro, das 9h às 12h.
Além das atividades programadas para os dias 22, 23 e 24, a Defesa Civil também incluiu ações de conscientização junto aos terminais urbanos do município em horários estratégicos para atingir um maior volume de pessoas. Confira abaixo a programação na íntegra dos sete dias do Blumenau Resiliente.
Segunda-feira (19)
Evento: reunião da Comissão Municipal de Defesa Civil – Comdec
Horário: 9h
Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Blumenau
Evento: Exposição Blumenau Resiliente
Horário: 10h às 22h
Local: Shopping Neumarkt
Visitação até o dia 24.
Terça-feira (20)
Evento: ação de conscientização na comunidade da Rua Ruy Barbosa – Blumenau Resiliente: Prevenção e Redução de Riscos a Desastres Socioambientais – Mudando Hábitos e Reduzindo Riscos
Horário: 9h
Local: Rua Ruy Barbosa (final da rua)
Quarta-feira (21)
Evento: formatura dos Agentes Mirins de Defesa Civil
Horário: 10h
Local: EBM Machado de Assis
Lançamento do livro 2008+10
Horário: 19h
Local: Furb – Auditório do Bloco J
Realização: Furb/PPGDR/PPGEA
Quinta-feira (22)
Evento: homenagens às instituições que atuaram no maior evento climático socioambiental em Santa Catarina com a apresentação dos principais avanços. Lançamento do projeto Centro de Memória dos Desastres de Blumenau.
Horário: 9h às 12h
Local: Teatro Carlos Gomes – Auditório Willy Sievert – Centro
Grupo de trabalho “Conhecendo o Evento”
Horário: 14h
Local: Furb – Auditório Bloco J
Realização: Furb/PPGDR/PPGEA
Coordenação: Beate Frank
Grupo de trabalho “Gerindo o Impacto”
Horário: 16h
Local: Furb – Auditório Bloco J
Realização: FURB/PPGDR/PPGEA
Coordenação: Claudia Siebert
Ação de conscientização – Blumenau e os Eventos Climáticos
Horário: 17h30
Local: Terminais Fonte, Velha, Aterro, Garcia, Proeb e Fortaleza
Sexta-feira (23)
Evento: grupo de trabalho “Compreendendo a Vulnerabilidade”
Horário: 8h30
Local: Furb – Auditório Bloco J
Realização: Furb/PPGDR/PPGEA
Coordenação: Marcos Mattedi
Grupo de trabalho “Aprendendo com os Desastres”
Horário: 8h30
Local: Furb – Auditório Bloco J
Realização: Furb/PPGDR/PPGEA
Coordenação: Clovis Reis
Sábado (24)
Evento: Exposição no Parque Ramiro Ruediger
Horário: 8h às 18h
Local: Parque Ramiro Ruediger – Velha