Por *Susane Bohmann | Médica Veterinária
Muitas pessoas não sabem a destinação correta dos dejetos de seus animais e acreditam que jogar no lixo seja a única opção.Pelos mesmos motivos que temos saneamento básico e destinação correta dos nossos dejetos, as fezes dos animais devem possuir os mesmos cuidados.
Descartar no lixo implica em oferecer risco de contaminação a quem manipular o material (como os lixeiros), uma vez que fezes transmitem vermes, doenças, bactérias e podem não só oferecer risco ao manipulador quanto aos animais que ele entrar em contato posteriormente.
Outro problema a ser considerado é a contaminação do lençol freático e consequentemente da água que utilizamos, uma vez que ao colocar as fezes no lixo, ela serão encaminhadas para aterros.
A melhor maneira então de descartar as fezes dos animais é através do esgoto sanitário. Leve até o vaso sanitário e dê a descarga.
Quanto mais pessoas conscientes dos seus atos, melhor para o nosso planeta. Dê o destino certo para as fezes do seu animal você também!
* Susane Bohmann (CRMV – SC 7779) é médica veterinária formada no Instituto Federal Catarinense (campus Araquari) e Pós-Graduanda em Oftalmologia Veterinária pela ANCLIVEPA (SP). Ela atende na Argos Clínica Veterinária, localizada na Rua Gustavo Zimmermann, nº 5.311, bairro Itoupava Central | Telefone e WhatsApp (47) 99763-6123