Tradição milenar no México, o feriado do Dia de los Muertos proporciona aos turistas e morados locais inúmeras experiências, neste início de novembro. Milhões de visitantes de todo o mundo serão recebidos em cada canto do país com surpresas incríveis -, a ilha de Janitzio, em Michoacán, às cidades de Chiapas e o grande Zócalo da Cidade do México – estarão vestidos de cores e símbolos para celebrar uma das mais espetaculares festas folclóricas do planeta.
Considerado pela UNESCO, desde 2008, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Dia dos Mortos é uma herança que reúne diferentes culturas pré-hispânicas com a celebração católica do Dia de Todos os Santos e acontece do final de outubro até a primeira semana de novembro. Baseado em crendices populares, os familiares falecidos retornam para visitar os parentes e desfrutar com os vivos suas ofertas, como comidas e bebidas preferidas.
“É uma tradição que se mesclou com a cultura popular e se tornou uma celebração que pertence a todos. Em nenhum outro lugar do mundo os visitantes podem experimentar um festejo tão colorido, mágico e surreal”, diz Hector Flores Santana, CEO do Conselho de Turismo do México (MTB). “Nossa oferta cultural é uma das razões pelas quais o México se tornou o sexto país mais visitado do mundo. A celebração honra o passado e nossos antepassados e é um convite permanente para todos visitarem e descobrir porque o México é um mundo próprio.” Completa Santana.
O Dia dos Mortos no México atrai anualmente mais de 7,5 milhões de turistas internacionais que buscam conhecer suas tradições culturais e gastronômicas. De acordo com dados da Secretaria de Turismo do México (SECTUR), as comemorações de 1 e 2 de novembro resultarão em uma receita de mais de US$ 208 milhões para a indústria do turismo. O conjunto de práticas e tradições ocorrem nas capitais e em cidades menores, sendo que as principais estão em estados como Aguascalientes, Guanajuato, Michoacán, Oaxaca, Puebla, San Luis Potosí e na própria capital, a Cidade do México.
Como parte das divulgações realizadas pelo MTB e SECTUR para 2018 foi criado o “Heart of Mexico”, ação que levou o Dia de los Muertos para além do país e promoveu a celebração em várias cidades na América do Norte e Europa. Personalidades nacionais como El Charro, Frida e Diego visitaram marcos e monumentos emblemáticos em todo o mundo, incluindo o Central Park, em Nova York, a CN Tower, em Toronto, a Victory Column, em Berlim, e a Torre Eiffel, em Paris, convidando os residente destas cidades a viajarem para o México.
Mais informações sobre o Dia dos Mortos, clique aqui.