Fotos: Marcelo Martins
Na tarde desta segunda-feira (29/10/18) foram soltos no ribeirão Garcia os cágados recolhidos na Rua Arno Delling, no bairro Itoupavazinha, onde estão sendo realizadas obras de drenagem. A empresa responsável pela obra deverá ficar atenta para caso algum outro apareça no local, garantindo que ele tenha a mesma atenção e não seja morto.
No total, a operação de resgate da FAEMA realocou seis cágados rajados (Phrynops Williamsi) no Parque Municipal Foz do Ribeirão Garcia, nas proximidades do Parcão, atrás do supermercado Angeloni Fonte. Não teria sido melhor colocá-los em um local mais distante do Centro urbano, onde o ribeirão também é menos poluído?
Diferença entre tartarugas, cágados e jabutis
Apesar de serem parecidos, esses répteis pertencem ao grupo dos quelônios, que têm por característica estarem confinados dentro de uma carapaça. Nesse grupo, encontramos os jabutis, cágados e tartarugas, estas últimas vivem em água salgada. Os jabutis vivem somente em terra, tem casco alto, unhas e alimentam-se de frutas, verduras e carnes.
Os cágados diferenciam-se dos jabutis por serem animais de água doce, apesar de também viverem na terra. Suas patas tem membranas entre os dedos, que facilitam o deslocamento dentro da água, na hora de nadar. Há também presença de unhas que facilitam a locomoção na terra. Seu casco é mais achatado quando comparado ao jabuti. A grande maioria é carnívora, mas existem espécies onívoras. Eles possuem a capacidade de dobrar seu pescoço lateralmente.