Na última semana, foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Blumenau, uma reunião entre Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), através da Defesa Civil, e integrantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão – Projeto Jica. Já no dia seguinte, a equipe da Defesa Civil de Blumenau e os integrantes do Jica, saíram a campo para conhecer o planejamento de prevenção e o mapeamento das áreas de risco da cidade.
Conforme explica Marcelo Schrubbe, secretário de Defesa do Cidadão, durante a visita, o Jica conheceu o monitoramento e o mapeamento que a Defesa Civil faz no município, em relação às áreas de risco. A parceria firmada com o governo do Estado de Santa Catarina e o Convênio assinado com a Prefeitura de Blumenau visam sugerir obras estruturais para a prevenção de enchentes.
“Apenas três cidades do Brasil – Nova Friburgo, Petrópolis e Blumenau – estão sendo beneficiadas, como projeto piloto, pelo grupo japonês, que vai recomendar ao Ministério das Cidades investimentos em prevenção de encostas nestes municípios”, disse Schrubbe. O projeto, que tem o objetivo de promover ações voltadas ao Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão, segundo o secretário, acarretará na formação de protocolos de planejamento de áreas de expansão e de emergência.
Marcelo Schrubbe comentou a visita positivamente, lembrando a fala de um dos membros da comitiva do Jica que esteve em Blumenau. “Ele disse que as condições da nossa cidade são boas e que além de as três cidades brasileiras que estão servindo como projeto piloto servirem como referências nacionais para a implementação deste projeto, Blumenau, com certeza, servirá de exemplo também para as outras duas cidades”, finalizou Schrubbe.
Texto: Andressa Scaburri