Nesta semana a Furb recebeu um esqueleto completo de uma Baleia da espécie de Bryde – “Balaenoptera edeni”, da família dos balenopterídeos. Ele fará parte do Laboratório de Biologia Animal, do Curso de Ciências Biológicas e será incorporado à Coleção Zoológica da FURB (CZFURB), que conta atualmente com cerca de 35.000 espécimes.
Esta espécie de baleia é encontrada com maior incidência no litoral do Brasil, na primavera e verão. Seus exemplares podem chegar a 15,5 metros de comprimento e quase 17 toneladas, sendo, em geral, as fêmeas maiores do que os machos.
A ossada vem da Praia dos Bandeirantes, em Itapoá (SC), onde foi recolhida em 4 de outubro de 2001, pela equipe do Laboratório de Taxidermia. Participaram da coleta os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas, os biólogos Ricardo Penteado e Milton Menezes e o professor Dr. Sergio L. Althoff.
Desde então, o esqueleto estava na propriedade do curador da Coleção Zoológica da FURB, professor Sérgio L. Althoff. No “novo lar” ele terá um uso focado a fins didáticos, científicos e de extensão.
A partir de agora, o material será organizado e em breve deverá ser aberto à visitação, uma homenagem aos 50 anos dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Matemática da FURB, comemorados em 2018.
Fonte: FURB