Sabe aquele momento “apertado” e sem chance de ter um banheiro por perto? É o caso de uma viagem, evento com muito público, desfile da Oktoberfest, etc. Flávio Boabaid, de 58 anos, empreendedor de Florianópolis, criou o Número 1, um produto que permite que qualquer pessoa urine dentro até 700 ml, sem deixar odores e depois descarte em um lixo comum.
O produto tem 17cm X 17 cm e é formado por uma manta de celulose reciclada e um plástico envoltório. Os dois são absorvidos pelo meio-ambiente em até dois anos. Também tem a opção Número 2 (já sabem né?), onde há um assento criado por um designer da capital, onde o produto é colocado e também promete absorver as fezes. Depois do “serviço pronto”, embalado e fechado, segundo a empresa, também não tem mais cheiro.
Para estes casos, cada usuário deve buscar um local privativo. O “Banheiro do Futuro” economiza água, dispensa a instalação hidráulica e rede de esgoto, assim não há necessidade de descarga das privadas e nem torneira para lavar as mãos, que são higienizadas com álcool gel, gerando uma economia de até 30 litros de água a cada usuário.
A inspiração para desenvolver o produto veio justamente em um “aperto pós-desfile na Sapucaí, no Rio de Janeiro. Com características de privacidade, higiene, praticidade e sustentabilidade, o produto facilita a ida ao banheiro em local público, sem condicionar as pessoas a usarem os temidos banheiros químicos.
“Acabamos de realizar uma ação na etapa mundial de surf em São Francisco do Sul, SC, onde disponibilizamos os mesmos banheiros sustentáveis – sem instalação hidráulica, sem rede de esgoto, sem químicos e onde os resíduos foram recolhidos. A aceitação do público foi um sucesso, incluindo das 17 ONGs presentes, entre elas a ONU Meio Ambiente. Limpeza, facilidade de uso, ausência de odor e embalagem sustentável foram os aspectos que mais chamaram a atenção”, destaca Flavio Boabaid, idealizador do Número 1.
A mesma estrutura está sendo preparada para instalação na rua XV de Novembro, em Blumenau, onde ficam concentrados os blocos que participarão dos desfiles da Oktoberfest. “Trata-se de um evento de padrão internacional de excelência. Logo, é um mercado extraordinário que se abre para nós e, para o público, a possibilidade de conhecer um novo serviço, seguro, limpo e ecologicamente responsável”.
De acordo com Flávio Boabaid, cinco mil unidades de Número 1 serão levadas para Blumenau. “O investimento é pequeno perto do retorno que um evento desses pode gerar para nossa marca. Esse é o DNA do empreendedor, investigar cada possiblidade de um novo negócio ou patrocínio. Neste momento queremos mostrar para o maior número de pessoas o benefício do nosso produto e por essa razão só temos a agradecer a organização da Oktoberfest a oportunidade”, esclarece o empreendedor.
Diurética
O álcool contido na cerveja tem efeito diurético, aumentando a produção de urina. Segundo dados da organização, na Oktoberfest o consumo da bebida chega a mais de 6 milhões de litros. Até por essa razão também impressionam os números de banheiros. São 980 vasos sanitários, mais de 878 metros de urinol.
“Embora nossa participação seja mais modesta que isso, podemos garantir que será uma experiência surpreendente e muito higiênica, com certeza. Contribuindo, inclusive, para a limpeza pública, pois evita a urina nas ruas, o que ocorre muito em eventos assim”, destaca Boabaid.
O Número 1 já foi testado e aprovado por cadeirantes, idosos e demonstra que pode ser aproveitado em muitos outros casos em que a pessoa não tenha um banheiro próximo e precise atender sua necessidade de maneira limpa, sem odor e com independência.