Por Karin Bendhein
Enquanto as pesquisas não param de mostrar a quantidade de empresas que fecharam as portas no Brasil, nos últimos anos, tem loja de Blumenau comemorando 20 anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do total de empresas fechadas entre 2013 e 2016, 76,8% eram voltadas ao comércio.
Mas, a empresária e comerciante Nerci Regina Müller está longe dessas estatísticas. Apaixonada pela rua XV de Novembro, uma das vias mais tradicionais do comércio de Blumenau, ela fundou a Sul Brasil em 5 de outubro de 1998, no número 572. A loja de vestuário, até hoje, atende toda a família: bebê, infantil, feminino e masculino.
Ela lembra que quando falou em abrir o estabelecimento, as pessoas diziam que o período não era propício e a rua XV de Novembro, apesar de bonita, não recebia investimentos. Porém, ela apostou no diferencial e logo de início a loja foi um sucesso.
“As pessoas achavam que era um feirão, pois não estavam acostumados com o perfil do estabelecimento. Era uma loja grande, com bom atendimento, muita variedade e preços acessíveis. Eu lembro de muitos clientes que nos agradeciam por proporcionarmos isso a eles. O fluxo de pessoas era intenso e a loja deu muito certo desde o início”, conta Nerci.
Para a empresária, os maiores desafios são as despesas fixas que aumentaram muito nos últimos anos. “A gente já entra no mês com uma carga muito alta. É preciso equilibrar tudo isso”, declara Nerci. Mas, como fazer para superar os desafios, conquistar e manter o sucesso? A empresária destaca algumas ações que considera essencial.
Constantes melhorias na loja
Nerci conta que ao longo desses 20 anos a loja passou por várias mudanças na infraestrutura para atender melhor os clientes. Ela destaca a reforma que fez esse ano, investindo mesmo em um momento de crise no País. “Foi uma mudança radical. Fizemos uma vitrine bonita, montamos um espaço para as crianças brincarem e os pais sentarem, tiramos as bancas e deixamos apenas araras, investimos forte na iluminação, entre outras melhorias. O resultado valeu a pena”, afirma.
Investimento nos colaboradores x Atendimento
Constantemente a empresária investe em qualificação da equipe para garantir o bom atendimento. Ela lembra que alguns colaboradores são daqueles que fazem parte dos primeiros anos da loja, já outros são mais novos. “É importante esse mix. Temos clientes que gostam de comprar sempre com os mesmos vendedores. Outro ponto que trabalhamos forte aqui é: se prometeu algo ao cliente, cumpra”, explica Nerci.
Acompanhar o cliente e mudanças do mercado
“Tudo muda muito rápido e o consumidor está cada vez mais exigente. Ele quer, acima de tudo, qualidade no produto, em seguida busca por preço e bom atendimento. E nossa equipe vem se adaptando a essas necessidades, afinal quando o cliente chega já sabe o que quer”, aponta.
Crédito
Ficaram para trás os tempos em que as vendas eram apenas à vista. Com o passar dos anos, a loja passou a vender no cartão de crédito também e, este ano, lançou o cartão próprio.
Fornecedores
Ter bons produtos na loja é essencial, para isso Nerci diz que é preciso saber comprar e manter a parceria com os fornecedores. “Temos que saber negociar, conseguir bons preços e condições de pagamento. Buscamos trazer sempre novidades, mas com parcerias de longo tempo”, explica.
Comunicação
Redes sociais, WhatsApp, e-mail e rádio são algumas das formas que a Sul Brasil usa para se comunicar com os clientes. “Estamos avançando na comunicação e percebemos a preferência dos clientes pelo WhatsApp e Facebook”, argumenta.
Estacionamento
Como boa parte dos consumidores vem até a loja por meio de carro, fizemos um convênio com o estacionamento privado em frente ao estabelecimento. “São detalhes que fazem a diferença”, afirma Nerci.
Para finalizar, Nerci afirma que “dedicação intensa, determinação e gostar do que faz” são essenciais para se ter um negócio de sucesso.
Comemoração
Para celebrar os 20 anos, a loja terá algumas ações especiais para o próximo sábado (6/10/18). A partir das 10 horas, será servido um coquetel. “É uma festa para toda a família. Queremos que as pessoas venham comemorar com a gente”, afirma Nerci.