Nesta quarta-feira (25/6), um homem foi flagrado voltando em pé para a sua cadeira de rodas durante o jogo entre Equador e França no Maracanã. As imagens foram gravadas por um amigo da analista de produtos Mariana Cesário, que flagrou a cena e disse à Rádio CBN que o homem não aparentava ter nenhuma deficiência. O texto foi publicado no site O Globo hoje. Ok, esse foi mais um caso flagrado na Copa.
O assunto já foi amplamente discutido nas redes sociais. Não podemos esquecer, que existem graus maiores e menores de deficiência. Algumas pessoas se movimentam bem por pequenas distâncias, mas tem dificuldades em maiores. Alguns podem estar se recuperando de cirurgias, enfim … devemos considerar muitas questões.
Mas voltando para Blumenau, a conquista de espaços especiais destinados aos deficientes físicos são frequentemente desrespeitados. Quando vamos aos supermercados da cidade, pessoas com muita saúde, usam as vagas dos deficientes físicos. Muitas vezes, ela até pode ter sofrido uma cirurgia e tem dificuldade de andar. Isso pode acontecer. Mas a grande maioria dos casos, são pessoas que se movimentam com extrema tranquilidade.
Ok, isso não é novidade. Mas na mesma medida que nos surpreendemos com o caso dos estádios, não podemos esquecer do resto.