Texto e imagens de Claus Jensen
Na manhã de quinta-feira (2/08/18), quando foram apresentadas as novidades do aplicativo da Blumob, o prefeito Mário Hildebrandt citou algumas mudanças tecnológicas que virão no trânsito, mas sem revelar detalhes. Conversei então com o Diretor Presidente do Seterb, Marcelo Althoff, buscando novas informações, e que me surpreenderam. Transcrevi a entrevista, mas você também pode assistir o vídeo.
Althoff abriu nossa conversa lembrando que Blumenau possui hoje 90 câmeras de uso compartilhado do Seterb com a Polícia Militar. Mas através de recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) incluídos em várias obras na cidade, esse número será dobrado. Algumas dessas câmeras terão funcionalidades, como o controle e detecção de incidentes de forma automática. Por exemplo, se um caminhão estraga na Rua 7 de Setembro, o software da câmera vai identificar automaticamente essa situação antes da chegada de um agente de trânsito, quando a equipe da GMT, será acionada para agir.
Além disso, ajudará no controle dos semáforos e até contagem de veículos que passam nos locais onde estão instalados. A proposta é agregar instrumentos de tecnologia para auxiliar o Seterb a ter presença nos conflitos de trânsito, cruzamentos, oferecer mais segurança aos pedestres, um dos aspectos mais importantes do Plano de Segurança Viária.
“Dentro de 14 meses teremos um avanço significativo que repercutirá no cidadão como um todo. Porque quanto mais automatizado, melhor será para fazer a gestão do trânsito. Seja através dos agentes que estão nas ruas todos os dias ou no planejamento viário, que tem o papel de pensar na solução de problemas pontuais”, comenta Althoff.
A expectativa é que novos equipamentos sejam instalados e prontos para funcionar em vários bairros, no prazo máximo de 14 meses. A região central receberá um número maior, até porque concentra um volume maior de trânsito.
Câmeras de videomonitoramento com reconhecimento de caracteres
Entre as novidades, uma que gerou muitos comentários na postagem de ontem. O sistema OCR, que reconhece caracteres (no caso de placas) também terá uma atuação maior através dessas novas câmeras. O próprio sistema irá identificar veículos que estejam com o licenciamento atrasado, furtados ou roubados, permitindo uma interação maior com as forças policiais, além da receita federal.
“Teremos um cinturão de câmeras com esse tipo de detecção por placas. Se por exemplo, um automóvel entrou na cidade fugindo de uma perseguição na BR-470, e inserirmos o número da placa, saberemos exatamente onde entrou, está passando e qual o destino. Isso dará mais possibilidades das forças policiais atuarem”, comentou Althoff.
Painéis com mensagens variáveis
As funcionalidades irão ajudar não só o trânsito, mas a segurança do município como um todo, com mais controle dos veículos que circulam em Blumenau. Outra novidade, são painéis de mensagens variáveis, que comunicam eventuais ruas com trânsito congestionado, seja por acidentes ou outra razão, sugerindo vias alternativas para evitar esses locais. São instalados quatro equipamentos em pontos estratégicos da cidade.
Semáforos com fios ópticos e automatizados
Os semáforos de Blumenau receberão fios ópticos e terão 32 programações prévias, que irão interagir com a leitura de fluxo do trânsito feito pelas câmeras. O próprio software usará essas informações, mudando automaticamente o tempo de abertura e fechamento dos sinais, sem a necessidade de um operador, que também poderá intervir, caso sejam necessário ajustes.
Segundo Althoff, é um dos primeiros passos para o funcionamento do COB (Centro de Operações de Blumenau), instalado no primeiro andar da prefeitura, junto a Secretaria de Defesa do Cidadão.