Chuva de julho ficou cerca de 90% abaixo da média em Blumenau

Foto: Wellington Civiero Ferreira [NW Blumenau]

 

A média de chuva em Blumenau no mês de julho é de 126 mm, mas em 2018 foram registrado apenas 11,9 mm, ou seja, ficou cerca de 90% abaixo. Foi o julho mais seco de pelo menos os últimos 5 anos.

Na Figura 01, que mostra a distribuição da chuva ao longo do mês, observa-se que ocorreu registro de chuva de acumulados pouco significativos em apenas 10 dias. Durante o mês, passaram somente duas frentes frias por Santa Catarina que causaram chuva em Blumenau. Mas o volume acumulado foi baixo e mal distribuída.

O dia que mais choveu, quando acumulou 6,9 mm, foi em 25 de julho e esteve associado à um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos da atmosfera. Foram registrados, ainda, 4 dias com chuva fraca associada à circulação marítima.

A atuação de sistemas de alta pressão sobre o Vale do Itajaí foi um dos fatores que contribuíram para esse baixo volume de chuva durante o mês em Blumenau. No total, foram 21 dias de tempo seco e variação de nebulosidade, com uma sequência de 14 dias sem chuva entre 10 e 23 de julho.

 

 

A Figura 02 mostra o comportamento das temperaturas mínimas e máximas. Assim, como já observado em meses anteriores, ambas ficaram acima da média em julho, com anomalias de aproximadamente 2,9°C.

O tempo seco e as aberturas de sol favoreceram o aumento da temperatura ao longo do dia, resultando em tardes mais aquecidas. Por outro lado, a maior quantidade de nuvens durante as noites e madrugadas, resultado do deslocamento de umidade do mar para a região, bem como da formação de nevoeiros, dificultaram o resfriamento noturno. Uma onda de frio significativa foi observa entre os dias 11 e 13, resultando em manhãs frias onde a temperatura ficou próxima dos 7°C.