Blumenau: mutirão de cirurgia dermatológica na Policlínica atendeu 52 pacientes

Fotos: Eraldo Schnaider

Por Joni César, com fotos de Eraldo Schnaider [PMB]

Um total de 52 pacientes agendados via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) foram beneficiados com o mutirão de cirurgia dermatológica realizado nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/07/18), na Policlínica Lindolf Bell. A iniciativa foi da dermatologista Letícia Benites Colvara em conjunto com um grupo de 15 de profissionais da área de vários municípios do país, entre eles, Acre, São Paulo e Paraíba.

Segundo Letícia, Blumenau foi a primeira cidade brasileira a ser contemplada com a ação humanitária do grupo de profissionais para ajudar os pacientes que apresentavam problemas graves de pele, além de atender a demanda da saúde. As cirurgias foram realizadas no próprio Centro Cirúrgico da Policlínica.

 

 

A proposta do movimento voluntariado do grupo de profissionais é de realizar o mutirão de cirurgia em outras cidades brasileiras. Além disso, os dermatologistas pretendem voltar a Blumenau ainda sem data prevista. Segundo Laudelino Luthtemberb, de 62 anos, um dos pacientes contemplados com uma cirurgia de retirada de um tumor na orelha do lado esquerdo, o procedimento foi rápido. “Muito bom. Tudo ocorreu tranquilamente, sem transtorno”, disse.