A blumenauense Corb Radioterapia, vai investir até o final do ano cerca de R$ 15 milhões em infraestrutura, novas tecnologias e equipamentos, um deles é revolucionário em radioterapia. Atualmente, a unidade de Blumenau está passando por reformas para receber as novas tecnologias e oferecer mais conforto e eficácia nos tratamentos aos pacientes.
Quando a nova máquina chegar, dentro de dois meses, Blumenau e região terão o que há de mais moderno em tratamento de radioterapia no mundo. “Todos os investimentos que fazemos são com o objetivo de oferecer o que há de melhor no tratamento do câncer, sempre aliado ao carinho e cuidado com o paciente”, afirma a médica Karla Natascha Ruzza.
Fundada em 1997, com mais de 20 anos de experiência, o centro de radioterapia atende também dentro do Hospital Santa Isabel e em uma unidade na cidade de Balneário Camboriú. No total, são mais de 200 atendimentos diários nas três unidades, boa parte de pacientes do SUS.
Em 2003, a empresa foi pioneira ao trazer para Santa Catarina a radioterapia conformada com planejamento tridimensional. Seis anos depois, passou a oferecer radioterapia de intensidade modulada, uma das técnicas mais avançadas no tratamento irradiante tridimensional. Depois investiu na radiocirurgia, técnica altamente avançada no tratamento de lesões cerebrais. A partir de 2016, passou a oferecer a braquiterapia de alta taxa de dose, uma forma de radioterapia que atua de forma localizada na célula cancerosa.
Dra. Natascha explica que não há distinção no tratamento de pacientes do SUS ou particulares. Todos recebem a mesma atenção e utilizam os mesmos equipamentos. Tanto que as duas unidades de Blumenau recebem pacientes provenientes tanto de Rio do Sul quanto de Timbó, Dr: Pedrinho, Pomerode, Gaspar, Ilhota, Navegantes, entre outros.
Atualmente, no Estado, há centros de radioterapia que atendem aos pacientes do SUS apenas nas cidades de Blumenau, Florianópolis, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville, Chapecó e Lages.
O que é radioterapia?
É a área da medicina que utiliza a radiação ionizante no tratamento de neoplasias malignas e de outras patologias benignas. Tem por objetivo destruir ou inibir o crescimento de células com comportamento anormal no organismo.
O que é a braquiterapia?
É a forma mais moderna de tratar determinados tipos de tumores. Nessa técnica a fonte radioativa é colocada dentro do corpo do paciente ou muito próxima ao local que necessita de aplicação. O alcance das fontes radioativas é muito curto e isso possibilita que se libertem doses elevadas no alvo.