Durante décadas, muitos ônibus entravam e saíam da garagem da Viação Catarinense, localizada na esquinas das ruas São Paulo e Iguape, no bairro Itoupava Seca, em Blumenau. Uma das maiores empresas de transporte rodoviário do Estado, foi fundada em 13 de abril de 1928, aqui na cidade. A placa na frente do prédio de tijolo a vista, avisa que o imóvel está disponível para venda ou locação.
No local era realizada a manutenção e limpeza dos veículos. Parte dessa operação foi transferida para o outro lado da rua, onde funcionava a matriz da empresa e continua sendo usada pela área administrativa.
Em agosto de 1995, o grupo JCA assumiu o controle acionário da Catarinense e a matriz foi transferida para Florianópolis. Com a mudança reduziu a necessidade de manter o local que acabou sendo desativado no primeiro semestre de 2018. A área com cerca de 2 mil metros quadrados, está numa região nobre, próxima da Furb, e foi colocada para aluguel ou venda. Como na região tem aumentado o número de prédios, deve ser procurado por construtoras e incorporadoras.
O grupo JCA também é dono da Cia. Rex de Transportes, das viações Cometa, Macaense, Ribeirão Preto e da 1001, responsável por 60% do transporte intermunicipal de passageiros no Rio de Janeiro.