As vendas para o Dia dos Namorados sofreram queda de 8,63%

vendas-dia-namorados

O Dia dos Namorados é a terceira data com mais vendas no comércio, depois do Natal e Dia das Mães. Mas em 2014, o movimento de vendas no comércio na semana que antecede o Dia dos Namorados – entre os dias 5 e 11 – caiu 8,63% em relação ao mesmo período de 2013. Esse é o pior resultado para esta data desde 2009.

Entre as causas podem estar o atual cenário de aperto monetário e inflação elevada, que tem prejudicado as vendas a prazo. Mas nesse ano teve um ingrediente a mais que prejudicou: a Copa do Mundo. Como a abertura foi no mesmo dia, é natural que haja um redirecionamento de gastos, em que parte do que ia ser gasto em presentes e nos encontros românticos foi reservado para as comemorações em grupo da Copa. Neste período, os produtos mais procurados são os itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, jóias e bijuterias.

Os dados não surpreendem, afinal o comércio já tinha sentido resultados ruins neste ano, pelas vendas da Páscoa e do Dia das Mães. Mas não 8,63%, considerada uma queda expressiva, superando as expectativas do mercado.

Os dados do comportamento neste dias dos namorados, são do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e foram divulgados pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).