Neste momento (10h13min) a temperatura em Blumenau é de 23,6°C; com previsão de não passar dos 26°C nesta segunda-feira (7/05/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 21°C. O rio Itajaí está com 1,02 m e a umidade relativa do ar em 72,2%.
Um sistema de alta pressão posicionado a leste de SC favorece o transporte de umidade do mar para o continente deixando o tempo instável. Ao longo do dia, o céu permanece nublado e ocorrem alguns períodos de melhoria, especialmente pela manhã. Além disso, há condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia, principalmente entre a tarde e a noite. A maior cobertura de nuvens dificulta a elevação da temperatura e a máxima varia entre 24 e 26°C. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.
Santa Catarina – No Litoral e Vale do Itajaí, muitas nuvens com condição de chuva, alternando com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol entre nuvens. À tarde, chuva isolada no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Temperatura mais amena no leste de SC, mais alta no Oeste. Vento sudeste a nordeste do Oeste ao Planalto Sul e de sudeste nas demais regiões, fraco a moderado. Sistema de alta pressão com centro na altura do litoral do Uruguai, favorecendo circulação marítima.
Terça-feira (8)
Blumenau – A circulação marítima segue atuando sobre a região. No decorrer do dia, presença e variação de nebulosidade, com alguns períodos de abertura de sol pela manhã e condição para chuva fraca e isolada durante a madrugada e, posteriormente, entre a tarde a noite. Mínima variando entre 19 e 21°C e máxima entre 25 e 27°C. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.
Santa Catarina – Sol com algumas nuvens do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e chuva isolada, especialmente na madrugada, início da manhã e à noite. Temperatura mais amena no leste de SC, mais alta no Oeste. Vento nordeste no interior e de leste no litoral, fraco a moderado. Sistema de alta pressão com centro na altura do litoral do Uruguai, favorecendo circulação marítima.
Quarta-feira (9)
Blumenau – Ventos que sopram do mar perdem intensidade, ainda assim há condição para chuva fraca e isolada durante a madrugada e à noite. Já entre a manhã e a tarde, presença e variação de nebulosidade com períodos de abertura de sol. Mínima oscilando entre 20 e 22°C e máxima entre 26 e 28°C. Ventos fracos soprando preferencialmente de sudeste.
Santa Catarina – Madrugada e início da manhã com condição de chuva isolada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No decorrer do dia, sol com algumas nuvens em todo o Estado. A temperatura fica mais alta e o vento sopra de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Quinta-feira (10)
Blumenau – O ar seco ganha força e o sol passa a predominar entre nuvens na região. Na madrugadas a temperatura fica um pouco mais baixa, com mínima entre 17 e 19°C e à tarde, a máxima varia em torno dos 27°C.
Santa Catarina – Condição de chuva isolada madrugada e início da manhã no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Sol com algumas nuvens em todo o Estado no decorrer do dia. A temperatura fica mais alta e o vento sopra de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sexta-feira (11)
Blumenau – O sol entre nuvens continua a predominar na região devido ao ar seco presente na região. A temperatura fica um pouco mais baixa durante a madrugada, com mínima entre 17 e 19°C e à tarde, e à tarde varia em torno dos 27°C.
Santa Catarina – aumento de nuvens em SC, com condição de chuva a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste, e a partir da tarde nas demais regiões, devido ao deslocamento de uma frente fria. Risco de temporal isolado.
Temperatura: amena no Oeste e Meio Oeste, e mais elevada do Planalto ao Litoral.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado.
Tendência para SC, entre 12 a 21 de maio de 2018
Entre os dias 12 e 15, uma massa de ar mais frio deixa o tempo firme com sol em SC, e temperatura mais amena em todas as regiões. Depois disso, novas áreas de instabilidade sobre o sul do Brasil devem trazer chuva mais frequente para o Estado. Na segunda quinzena de maio, uma massa de ar frio mais intensa deve atingir SC.
Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram