Encontro com haitianos teve o objetivo de preparar a rede pública para atendê-los

 

Fotos: Eraldo Schnaider

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), realizou na manhã desta sexta-feira (23/03/18), um Encontro Intercultural com Associação Brahaitianos Unidos (ABHU), compostas por imigrantes haitianos. O evento ocorreu na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, representantes de secretarias municipais e do Poder Legislativo.

 

 

A Receita Federal estima que cerca de 500 imigrantes provenientes do Haiti estejam morando em Blumenau. A política de Desenvolvimento Social observa um crescente número atendimentos a este público. O objetivo foi preparar as equipes da rede pública e promover um intercâmbio de informações para aprimorar o atendimento aos haitianos.

Em sua fala, o prefeito Napoleão Bernardes parabenizou a organização do evento por oportunizar a troca de conhecimentos. “Este encontro representa a união de ricas culturas. Blumenau é formada por pessoas que vieram de longe para aqui desenvolver seu trabalho e sua família”, afirmou.

O vice-presidente da ABHU, Adelson Augustin, afirmou que a participação ficou acima das expectativas. “Atingimos nosso objetivo de apresentar o Haiti ao Brasil e vice-versa. Conseguimos passar as informações que esperávamos. Esta foi uma semente que plantamos e, que agora, vamos esperar os frutos”.

A ABHU é uma associação sem fins lucrativos que apoia e integra os imigrantes haitianos que vivem em Blumenau, assim como promove o intercâmbio de culturas, oportunidades de estudos e emprego. A associação possui sede desde julho de 2015 e conta com 80 haitianos registrados, mas já atendeu cerca de 200 pessoas com aulas de português e orientações.

Por Filipe Rosenbrock, da PMB