Por Claus Jensen, com fotos de João Luiz Muniz
Em um trecho de 600 metros, 12 voluntários caminharam dentro do ribeirão Garcia na manhã deste sábado (17/03/18). Eles recolhiam sacos de lixo, garrafas de refrigerante, canos, pedaços de metal e até foi encontrada uma bateria de carro; que eram depositados sobre uma pequena embarcação.
Tudo isso e muito mais, se misturava nas águas que formam a bela paisagem da região. A ação que começou em frente da Associação da Coteminas, ocorreu entre às 8h30min e 11h, coordenada por João Luiz Muniz, do grupo Amigos da Natureza.
Essa foi a 5º edição, e desde a primeira em 2015, já foram recolhidas mais de 10 toneladas de lixo. Um belo trabalho que poderia ser feito em outras regiões de Blumenau, por grupos formados nas comunidades locais, como as associações de moradores. O Corpo de Bombeiros deve ser consultado antes, para evitar risco de afogamentos.
Praticamente no mesmo horário, ocorreu uma ação promovida pela Secretaria da Defesa do Cidadão, onde a equipe visitou casas nas imediações do ribeirão Fortaleza, para conscientizar a população sobre o descarte de lixo. O ribeirão também enfrenta esse tipo de problema, que causa problemas na operação do Dique da Fortaleza.