Por Giovana Pietrzacka, da FURB
“Conservacion integrada: un modelo entre la academia, gobierno y sociedade em favor de los primates mexicanos”. Este é o tema de duas palestras gratuitas que ocorrem nesta quarta-feira, dia 14 de março na FURB. O palestrante será o Prof. Dr. Juan Carlos Serio Silva do INECOL – México.
Os encontros ocorrem às 9h30min e às 18h30min, no Auditório do Bloco J, Campus 1 da FURB. Não há necessidade de inscrição antecipada.
O professor Juan foi convidado pelos integrantes do Projeto Bugio – um projeto de extensão da FURB reconhecido pelo cuidado e manejo com bugio. No México, ele tem atuação em ecologia e comportamento e conservação de macacos analisando o impacto da fragmentação de seu habitat no sul de Veracruz, Tabasco, Oaxaca e a península de Yucatán.
Trata-se de um estudo muito semelhante ao desenvolvido pelo Projeto Bugio que atua na reabilitação, estudos de enfermidades e comportamentais, além do acompanhamento de filhotes.
O Projeto Bugio tem sua sede na cidade de Indaial, no Vale do Itajaí, com foco na preservação dos bugios-ruivos, Alouatta clamitans.
O Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial (Cepesbi) e Observatório de Primatas do Morro Geisler foram criados pela Lei Municipal nº 2.099, em março de 1992. O Centro é mantido por meio de um convênio entre a Prefeitura de Indaial e a Fundação Universidade Regional de Blumenau.
“Conservacion integrada: un modelo entre la academia, gobierno y sociedade em favor de los primates mexicanos”
Palestrante: Prof. Dr. Juan Carlos Serio Silva do INECOL – México
Quando: 14 de março (quarta-feira)
Horário: 9h30min e às 18h30min, no Auditório do Bloco J, Campus 1 da FURB.
Informações: Projeto Bugio (47) 3333- 3878