Características que fazem toda diferença nas mulheres empreendedoras

 

Por Bruna Gabriela Ziekuhr

Apesar das várias conquistas que as mulheres alcançaram no ambiente empreendedor, ainda existem muitos obstáculos que impedem um crescimento ainda maior do empreendedorismo feminino. Dados do Ministério do Trabalho apontam que em 2007, as mulheres representavam 40,8% do mercado formal de trabalho; em 2016, passaram a ocupar 44% das vagas.

Nos últimos anos, o número de mulheres que começaram a empreender cresceu muito, tanto no Brasil como em outros países. Atualmente, cerca de 30% de todos os negócios privados do mundo são operados ou têm como idealizadora uma mulher.

De acordo com o consultor de performance emocional Anderson Maia, o crescimento das mulheres no mundo empreendedor deve-se a algumas características predominantemente femininas. “Elas possuem mais facilidade em delegar tarefas, são flexíveis a mudanças e trabalhos evolutivos, comunicativas e empáticas, conseguem ouvir com mais profundidade o seu cliente. As mulheres são mais genuínas, sendo menos centralizadoras e egoístas, efetuando seu trabalho com mais facilidade”, aponta.

Para ser uma empreendedora de sucesso, segundo Maia, é preciso ter objetivos bem definidos e estar profundamente apaixonada pelo seu negócio. Pois só assim ela terá o entusiasmo, a autoconfiança, o tom de voz contagiante e firme para fazer essa transferência de estado emocional para o seu cliente. ”O sucesso nos negócios não está no que você faz, mas na energia pessoal, na autoconfiança e no magnetismo pessoal de quem você é”, observa Anderson.