Artigo da psicóloga *Larissa Link
A oncologia pediátrica é uma das especialidades médicas mais envolventes e desafiadora que existe. Poucos tratamentos tiveram em tão pouco tempo tamanha evolução.
O câncer infantil é uma doença que nos dias atuais ainda está associada à morte, mesmo com os avanços tecnológicos, o paciente ainda apresenta medo referente aos tratamentos e também as consequências desta doença. Muitas crianças que tem o câncer sofrem com danos físicos e psicológicos, onde o paciente tem a sua vida transformada pela presença desta doença. As causas do câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas.
No caso das externas, relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. Já as internas, são na maioria das vezes geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais. Os sintomas do câncer infantil podem ser facilmente confundido com outras doenças comuns na infância o que pode prolongar o período de agendamento de consulta com o pediatra, por isso é importante que os pais façam consultas periodicamente para que assim possa ser diagnosticado o câncer infantil ou outras doenças ocorridas na infância.
Receber o diagnóstico de câncer, fazer os tratamento necessário são etapas que devem ser vivenciadas com ajuda do psicólogo. O profissional irá dar o suporte necessário para o paciente, pais e a rede de apoio.
Também irá ser trabalhado os tabus que estão associados ao câncer. Esta doença faz com que a família tenha que alterar toda a sua rotina onde muitas vezes os pais precisam se afastar de suas rotinas profissionais para poder acompanhar o tratamento do seu filho.
A criança, terá que se ausentar por um período da escola, dos seus amigos e de suas atividades de lazer. Neste período, ocorre também mudanças na imagem corporal como por exemplo o emagrecimento, perda de cabelos e também mutilações pelo corpo.
O diagnóstico precoce e preciso é um dos mais importantes contribuintes para a melhoria da sobrevida e da qualidade de vida da criança com câncer. Enfatizando que o tratamento é realizado com uma equipe multidisciplinar onde cada profissional irá contribuir para a melhoria do paciente.
* Psicóloga Larissa Link: CRP: 12/11434
Contato: larissalink@yahoo.com.br