Uma parceria do SESI de Blumenau com a Sênior Sistemas, GovBR e Seprosc (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina) tornou realidade o curso de Tecnologia Inclusiva. Ele contará com um programa diferenciado e exclusivo, com algumas aulas no Espaço de Educação Maker, um local com metodologia diferenciada com foco em aptidões vocacionais e terá duração de três meses.
As aulas que acontecerão duas vezes por semana visam o desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho por meio de atividades teóricas e práticas. Nesta primeira aula, os alunos e familiares poderão assistir aos cases de 3 pessoas com deficiência que se qualificaram e hoje ocupam um papel significativo no mercado de trabalho, percebendo as possibilidades independente da deficiência.
Toda a metodologia está sendo adaptada com recursos de acessibilidade para que os 33 alunos matriculados, que possuem diferentes deficiências, possam acompanhar com tranquilidade.
Um técnico especialista ministrará o conteúdo, acompanhado por um intérprete de LIBRAS que mediará a comunicação com os surdos e um professor de apoio, dando subsídios principalmente para o uso dos recursos tecnológicos.
“Percebemos que muitos desses alunos nunca tiveram a oportunidade de participar efetivamente de cursos de qualificação justamente em função dos recursos de acessibilidade limitados. Nosso objetivo é proporcionar a equidade, possibilitando que as pessoas com deficiência fiquem em condição de igualdade com as demais pessoas, através do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais”. – afirma Thaís Tavares Pompêo – consultora do Programa e Inclusão do SESI de Blumenau.
Durante os meses de curso, as empresas estarão acompanhando as aulas e avaliando o desenvolvimento dos alunos, objetivando a contratação de algumas pessoas mediante a disponibilidade de vagas. Mais informações pelo telefone (47)3231-5228 ou no email: inclusaoblumenau@sesisc.org.br