Por Marta Brod
No mês de fevereiro todas as escolas da rede municipal de Blumenau receberão uma cartilha de atividades que faz parte do Projeto Cultural Arquitetura e Cidade para Crianças. A cartilha conta com uma introdução aos conteúdos e módulos abordados nas oito oficinas que aconteceram nos meses de novembro e dezembro do ano passado. Além disso, o material possui doze atividades que podem ser facilmente replicadas no ambiente escolar.
De acordo com a Amanda Tiedt, uma das idealizadoras do projeto, a ideia é que os professores possam executar as mesmas atividades realizadas durante o projeto em sala de aula com as crianças. “Já que não conseguimos levar as oficinas à todas as escolas municipais neste primeiro momento, entendemos que esta é uma forma de democratizar e compartilhar os conteúdos e atividades que são produto de um ano de pesquisa e trabalho”, explica a arquiteta.
O material inserido na cartilha visa o despertar da criança para o entendimento e cuidado com o patrimônio cultural edificado, além de estimular os educadores a trabalhar de forma prática e lúdica a relação das crianças com a cidade, o desenvolvimento da cidadania, bem como a relação entre cidade e natureza.
A cartilha também ficará disponível online para download gratuito. O objetivo é fazer com que pais e mães também possam trabalhar os conteúdos oferecidos pelo projeto dentro de casa. “Essas atividades são uma ótima alternativa para um tempo de qualidade, aprendizado e diversão entre os pais e seus filhos. Além disso, nós acreditamos que está é uma forma de ampliar o impacto da nossa pesquisa e trabalho neste projeto”, finaliza Amanda. Para fazer o download da cartilha é só clicar aqui.
O Projeto Arquitetura e Cidade para Crianças é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau e o conteúdo da cartilha foi produzido por Amanda Tiedt, Fabíola Cordeiro, Ana Glória Nunes e diagramado por Guilherme Hostins.
Sobre o projeto
Inspiradas pelo “Arquitectura para niños”, projeto realizado em escolas da Galícia, na Espanha, onde as crianças têm a oportunidade de receber, dentro do horário escolar, o curso de iniciação a arquitetura, as arquitetas decidiram implantar e adaptar essa ideia em Blumenau. O projeto, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, é multidisciplinar, lúdico e envolve atividades correlacionadas de aprendizagem através do descobrimento, colaboração e a autonomia.
A proposta é trabalhar com oficinas culturais e educativas, que conectem as crianças com a cidade, além de democratizar o acesso ao patrimônio cultural edificado. Além das oficinas abertas ao público que aconteceram na Fundação Cultural e no Greenplace Park, três escolas municipais também receberam as oficinas projeto: Alberto Stein e Visconde de Taunay, na Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos.