No final da tarde desta segunda-feira (22/01/18), o céu escureceu em Blumenau. O medo é que uma chuva forte semelhante a da semana passada pudesse causar muitos estragos novamente, ainda mais porque o solo continua encharcado, condição própria para deslizamentos.
Em vez da região Sul, a mais afetada foi a norte, principalmente nas Itoupavas. Em toda cidade, ocorreu choveu em média 11,6 mm. Na estação do sistema Alerta Blu do bairro Vila Itoupava, foram registrados 21,6 mm, seguidos pela do Vorstadt com 18,6 mm; e do Fidélis, com 17,4 mm.
O Secretário da Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, nos informou que ocorreram três ocorrências. A de um raio que caiu em uma casa na Rua Max Link, bairro Vila Itoupava, mas como divulgamos depois, foi em um galpão de madeira ao lado. Para ler a matéria, clique aqui.
Na Rua Dr. Pedro Zimmermann, bairro Itoupava Central, caíram uma árvore e placas, próximo da Padaria Bublitz. No bairro Fortaleza, a enxurrada afetou uma residência na Rua Gustavo Michels.
O dique da Fortaleza estava operando e registrou acúmulo de entulhos, entre galhos e outros materiais. Ele é operado pela equipe da Defesa Civil, que trabalha sempre que vem um temporal, evitando ficarem presos nas grades, o que pode comprometer a operação do equipamento.
Confira as imagens enviadas por nossas/os leitoras/es, algumas impressionantes.