Nesta segunda-feira (11/12/17), ventos fortes atingiram o Litoral catarinense, com rajadas que chegaram a 65 km/h. Segundo o meteorologista Erikson de Oliveira, da Epagri-Ciram, a condição meteorológica associada a esta condição de ventos fortes foi o deslocamento de um sistema de alta pressão.
A partir da figura abaixo é possível identificar que o sistema de alta pressão esteve localizado no litoral da Argentina. Os ventos fortes associados a este sistema atingiram também o litoral catarinense.
Erickson explica que isto ocorre porque a intensidade do vento é maior, quanto maior for a variação da pressão (a pressão é indicada pelas linhas coloridas na imagem). Como o litoral catarinense esteve localizado na “borda” do sistema de alta pressão, onde a variação é maior, o vento foi intensificado, causando as rajadas fortes.
O meteorologista disse que os modelos meteorológicos indicam que o sistema de alta pressão teve um deslocamento para nordeste no decorrer da noite desta segunda-feira e madrugada de terça-feira (12), fazendo com que o sistema fique sobre o litoral catarinense. Como no centro do sistema a variação da pressão é pequena, o vento deve voltar a soprar com intensidade mais baixa.
—