A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) da Prefeitura de Blumenau, divulgou a relação de habilitados que poderão encaminhar cães e gatos errantes para esterilização gratuita no Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread). A publicação do resultado final ocorreu nesta quarta-feira, dia 6, no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina.
Após a análise dos documentos e o término do prazo de recursos, o Cepread oficializou o credenciamento de quatro interessados, dos quais uma entidade de proteção animal e três protetoras independentes. O mutirão prevê a realização de um total de 720 castrações cirúrgicas, sem nenhum custo. O início dos procedimentos está previsto para o final de janeiro de 2018.
A secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, classifica o mutirão de castrações como uma medida primordial para consolidar uma política de controle reprodutivo de animais domésticos abandonados e que vivem em ruas do município.
“Um dos principais pilares da política de bem-estar animal é o controle populacional de cães e gatos de rua. Isso inclusive está previsto no nosso Código Municipal de Bem-Estar Animal, instituído em junho de 2016. Temos que trabalhar essa questão, junto com a guarda responsável. E para termos efetividade nas ações, precisamos contar cada vez mais com o auxílio de entidades e ativistas que atuam na área de proteção animal”, explica Maria Regina.
Relação de habilitados
Entidades protetoras de animais:
- Associação Protetora de Animais de Blumenau (Aprablu)
Protetoras independentes de animais:
- Cristina Pfuetzenreiter Miyazaki
- Márcia Filomena Schmitz
- Ivanilde de Amorim Gomes
Por Felipe Elias, da PMB