Alunos de escola escrevem livro de contos e arrecadam os recursos para imprimi-lo

 

Por Claus Jensen, com imagens e entrevista de Marlise Cardoso Jensen

Duas turmas dos nonos anos da Escola de Ensino Básico João Widemann, no bairro Itoupava Norte, receberam uma missão da professora de português, Márcia de Souza. Como os 68 alunos estavam estudando o gênero conto, a professora queria uma proposta que se aproximasse os alunos da realidade.

Então ela teve uma ideia: escrever contos com lugares e personagens de Blumenau, para depois reuni-los em um livro. A proposta foi apresentada e aprovada pelo diretor da escola.

 

 

O próximo passo foi dar uma volta com as turmas para registrar fotos em ruas, locais e pontos conhecidos de Blumenau. A internet, serviu de ponto de partida para pesquisar personagens da cidade, que podiam ser históricos, com sobrenomes conhecidos ou simplesmente pessoas famosas. Para esses personagens foram dadas características físicas e psicológicas.

Os estudantes tinham que descrever os locais que serviriam de cenários para as suas histórias. No começo foi difícil, por causa da revisão, entender todo o contexto das narrativas e fazer as correções para que o texto começasse a tomar corpo. Depois tiveram várias etapas, inclusive dos alunos revisarem os textos dos outros, além de ler contos de autores consagrados.

Outro detalhe muito interessante, foi que os alunos, junto com a professora, tiveram que conseguir os recursos para a impressão dos 600 livros.

Esse foi o terceiro projeto de Márcia. O primeiro no EEB João Widemann foi em 2008, com o livro “Universo de ideias e sentimentos”; e no ano seguinte, “A poesia em suas mãos”, os dois com alunos da 8ª série. Também houve um trabalho com outras escolas de Blumenau e Gaspar.

O lançamento oficial dos livros será nesta sexta-feira (1º de dezembro), no Guarani Esporte Clube. Durante a gravação que fizemos na manhã desta quarta-feira (29), encontramos a jornalista Vanessa Moltini e o cinegrafista José Carlos Rocha, que também fizeram uma reportagem para o Jornal do Almoço da NSC TV.

Nesse vídeo a professora apresenta toda a metodologia aplicada no projeto, além de alguns alunos descreverem de forma resumida os seus contos.