Simulado de desastre natural reúne forças de segurança do Estado em Rio do Sul

 

Por Claus Jensen, com fotos e entrevista de Marcos Fernandes

Está acontecendo nesta quarta-feira (29/11/17) em Rio do Sul (SC), um exercício simulado de ajuda humanitária, que envolve o Corpo de Bombeiros Militares, Exército Brasileiro e Defesa Civil Municipal. A intenção é exercitar a melhor forma de apoiar a população em caso de grandes desastres provocados por chuvas na região do Alto Vale do Itajaí. Por isso inclui missões de buscas e resgates.

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participa com o Comando-Geral, Estado-Maior Geral, Força-Tarefa do 14º Batalhão (Xanxerê), Batalhão de Operações Aéreas, Auto Posto de Comando (ônibus equipado com comunicação via rádio e satélite), guarnição de Rio do Sul e oficiais e praças do 5º Batalhão de Lages.

O treinamento que irá contar com o helicóptero Arcanjo 03 e também terá a participação de representantes da Defesa Civil de Blumenau, acontece entre às 8h e 16h30min na Sede da Associação dos Funcionários Públicos de Rio do Sul, localizada na Rua Mafalda L. Porto, bairro Progresso.

 

 

Segundo o Cel BM César de Assumpção Nunes, comandante da 1ª Região Bombeiro Militar,
“Rio do sul é uma cidade periodicamente afetada por enchentes. Por isso nosso objetivo é o adestramento de todas as forças federais, que trabalham na resposta aos desastres naturais. Participam do simulado a defesa civil municipal, corpo de bombeiros e o grupo de ações coordenadas. Os bombeiros militares estão com 25 viaturas, cerca de 50 soldados e oficiais, que vieram de diversas regiões do estado. Estamos vivendo diversos cenários, como se fosse uma realidade acontecendo neste momento. O simulado tem ocorrido dentro da normalidade, e no período da tarde, partimos para a segunda etapa, com um grau de dificuldade um maior”, comentou em entrevista ao site OBlumenauense.

O comandante Nunes, disse que os bombeiros participam regularmente de cursos de capacitação durante o ano. Em 2017 foram quatro grandes exercícios, dois nos batalhões, da forma mais variada, e os outros em âmbito estadual, unindo várias forças tarefas e a estrutura do Corpo de Bombeiros. “Nós realizamos um treinamento em Curitibanos com o tema Incêndio Florestal. Hoje estamos encerrando com esse simulado, que tem a participação do exército”, finaliza.

Uma informação interessante apurada por Marcos Fernandes, é a vinda para Blumenau do cachorro Bravo. Hoje ele faz parte do Corpo de Bombeiros de Xanxerê (SC) e o objetivo é integrar as equipes de buscas e resgates do batalhão de nossa cidade. Nesta imagem ele aparece ao lado do Soldado Romão.  Mas isso só deve acontecer no final de 2018.