O bazar com produtos apreendidos pela Receita Federal, realizado na semana passada por escolas municipais e estaduais de Blumenau e Timbó, arrecadou R$ 340,4 mil. O valor será dividido entre as unidades participantes, resultando em cerca de R$ 18 mil para cada Associação de Pais e Professores.
Em Blumenau, 15 unidades da rede municipal de ensino foram contempladas com o bazar, todas inseridas no Programa de Educação Fiscal, realizado na cidade por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Gestão Financeira (Segefi). Além delas, uma escola estadual situada no município e outras três de Timbó foram beneficiadas.
Programa de Educação Fiscal em Blumenau
O programa engloba tópicos que passam pela ética, cidadania, cobrança da nota fiscal, tributos, sustentabilidade, reciclagem, transparência, prática fiscalizadora, consumo consciente e combate à pirataria. A Educação Fiscal é tratada desde os primeiros anos nas unidades da rede municipal de ensino, com projetos interdisciplinares realizados ao longo do ano com os estudantes.
As ações resultam na Exposição de Empreendedorismo e Educação Fiscal, que neste ano ocorrerá entre os dias 22 e 26 de novembro, no Shopping Park Europeu, em frente à Praça do Empreendedor.
Por Aline Franzoi Santos Fleith, da PMB