A partir de segunda-feira (13/11/17), a Prefeitura de Blumenau trabalhará na revitalização da Rua República Argentina, no bairro Ponta Aguda. Sob coordenação da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), será efetuada a raspagem do asfalto em toda a extensão da via. A obra, que inclui ainda a aplicação de novo pavimento asfáltico, é complementar à implantação do novo binário da Rua Chile e tem prazo de conclusão estimado em 40 dias, dependendo das condições climáticas.
Para permitir o avanço dos serviços, o trânsito será parcialmente fechado, diariamente, das 22h às 5h. Divididas em trechos, as execuções ocorrerão somente no período noturno, partindo do Anel Viário Norte em direção ao Centro. Haverá ampla sinalização para a orientação dos motoristas.
Paralelamente, também será feito o rebaixamento da pista na parte inferior da Ponte José Ferreira da Silva (Anel Viário Norte), com o objetivo de aumentar o limite máximo de altura para veículos. As execuções têm prazo de término previsto em 30 dias e demandarão a interdição parcial da via em período integral.
O novo binário da Rua Chile com a República Argentina é uma das obras integradas ao Plano de Mobilidade Sustentável de Blumenau. Com investimento de cerca de R$ 18 milhões, obtidos por meio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), serão implementados 4,2 km de melhorias para ampliar a mobilidade no acesso Leste da cidade.
O empreendimento iniciará na cabeceira da Ponte Governador Adolfo Konder, no Centro, e incluirá parte da Rua Uruguai, a atual Rua Chile e um novo prolongamento, encerrando na cabeceira da ponte do Anel Viário Norte, na Ponta Aguda. O trajeto contará com ciclovias, passeios para pedestres e uma nova rotatória. O prazo de entrega das obras está previsto em 12 meses.
Plano de Mobilidade Sustentável de Blumenau
Atualmente, também seguem em andamento outras cinco obras vinculadas ao Plano de Mobilidade Sustentável de Blumenau: a construção dos novos terminais urbanos nos bairros Água Verde e Itoupava Central, readequação da Rua General Osório, o prolongamento e a duplicação da Rua Humberto de Campos. Ao todo, em parceria com o BID, estão sendo investidos mais de R$ 100 milhões em melhorias, com resultados em até 14 meses.
Por Denisse Lopes, da PMB