Neste domingo (5/11/17) a sensação térmica às 10h10min era de 24,4°C, mas a temperatura real em Blumenau era de 22,5°C. A mínima foi às registrada às 6h quando fez 19,4°C e a máxima não deve passar de 24°C.
De acordo com a leitura das 9h45min no site do AlertaBlu, nas últimas 24h choveu em média no município 15,6mm. O nível do rio Itajaí-Açu aumentou e está com 1,38m. A umidade relativa do ar está em 63,2%.
O transporte de umidade do mar para o continente favorece a presença de muitas nuvens, com poucas aberturas de sol e condição para chuvisco fraco e isolado a partir da tarde. Ventos fracos a moderados de sul/sudeste.
Santa Catarina – No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, sol com variação de nuvens, enquanto no Litoral catarinense e Norte do Estado, o tempo fica mais fechado, com chuva isolada e fraca, devido à circulação marítima. Temperatura em declínio devido à chegada de uma massa de ar mais frio. Vento sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema de alta pressão (massa de ar mais frio) no sul do Brasil influenciando principalmente o leste de SC.
Segunda-feira (6)
Blumenau – O posicionamento de um sistema de alta pressão no mar contribui para o deslocamento de umidade do mar para o continente que ocasiona presença de muitas nuvens bem como a condição para chuvisco fraco e isolado de forma ocasional. A temperatura mínima varia entre 18 e 20ºC e máxima entre 21 e 23ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste passando a leste.
Santa Catarina – No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, pancadas de chuva bem isolada à tarde. No Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, tempo mais fechado, com chuva fraca e isolada, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens. Temperatura mais alta no Oeste e mais amena no Litoral. Vento sudeste a leste no litoral e de sudeste a nordeste no interior, fraco a moderado. Sistema de alta pressão (massa de ar mais frio) no sul do Brasil influenciando principalmente o leste de SC.
Terça-feira (7)
Blumenau – O tempo permanece instável em Blumenau com muitas nuvens poucas aberturas de sol e condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia em virtude da circulação marítima. A temperatura não varia muito ao longo do dia, a mínima oscila entre 17 e 19ºC e máxima entre 19 e 21ºC. Ventos fracos a moderados de leste.
Santa Catarina – Mais nuvens e condição de chuva fraca na Grande Florianópolis e Norte de SC, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, sol com mais nuvens e chuva isolada à tarde do Oeste ao Planalto. Temperatura mais alta no Oeste e mais amena no Litoral. Vento sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Quarta-feira (8)
Blumenau – O deslocamento de umidade do mar para o continente mantém a nebulosidade bem como a condição para chuva fraca. As temperaturas mínimas oscilam entre 18 e 20ºC e máximas entre 23 e 25ºC.
Santa Catarina – Mais nuvens e condição de chuva fraca na Grande Florianópolis e Região Norte, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, presença de sol com chuva isolada à tarde. Temperatura mais alta no Oeste e mais amena no Litoral. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.
Quinta-feira (9)
Blumenau – A circulação marítima perde intensidade permitindo mais aberturas de sol em Blumenau. As temperaturas mínimas oscilam entre 18 e 20ºC e máximas entre 23 e 25ºC.
Santa Catarina – Ainda há presença de muitas nuvens, com condição de chuva fraca na Grande Florianópolis e Região Norte, devido à circulação marítima. Nas outras regiões tem sol, mas no período da tarde aumenta a chance de chuva isolada. No Oeste a temperatura será mais alta enquanto no Litoral fica mais amena. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.
Tendência para SC, entre 10 a 20 de novembro de 2017
Em torno do dia 10 de novembro, uma frente fria com rápido deslocamento por SC, sem indicativo de totais elevados de precipitação. Logo após, permanece um tempo mais seco por vários dias, o que é característico em meses de novembro. Nesse período, temperatura mais amena nas madrugadas, no leste do Estado.
Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram