Lages, na Serra catarinense, sedia a partir desta sexta-feira (3/11/17), a 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A abertura oficial da maior competição poliesportiva do Sul do país ocorrerá a partir das 20h, no ginásio de esporte Jones Minosso, com entrada gratuita. Os Jasc envolverão mais de 4 mil atletas de 96 municípios, e cada delegação deverá estar representada na solenidade por, no mínimo, cinco integrantes.
A cerimônia de abertura está sendo organizada pela Fundação Cultural de Lages. Mais de 500 pessoas foram envolvidas, e 30 ensaios realizados. Nomes e atrações da abertura são preservados pela Comissão Central Organizadora. O que se pode contar, segundo o superintendente da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi, é que Lages será o centro das atenções da solenidade.
“O que tentaremos passar é uma forma diferente de abrir os Jogos, de uma forma simples, é claro, mas dando importância à nossa comunidade e às pessoas que fazem uma Lages mais ativa. Está sendo um trabalho que compreende toda a prefeitura, mas também voluntários que querem marcar passagem nesses Jogos”, ressalta.
Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte e em parceria com a prefeitura. “Queremos fazer os melhores Jasc dos últimos anos”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. O governo do Estado investiu R$ 2,5 milhões no evento. Os recursos foram investidos em melhorias e recuperação das estruturas esportivas, além de preparativos da cidade para receber os Jasc, como decoração da cidade e dos locais de competição.
Os ginásios Ivo Silveira e Jones Minosso, por exemplo, receberam melhorias em suas estruturas físicas, como reformas nos banheiros e vestiários, revisão do sistema hidráulico e elétrico, recuperação das quadras esportivas e pinturas. Um novo barracão foi construído no Estádio Vidal Ramos Junior, as pistas de atletismo receberam melhorias após anos sem investimentos e, para o ciclismo, foi realizada a revitalização da pista de bicicross e construída a nova pista de downhill.
“Além do legado de melhoria das praças esportivas, os Jasc ainda divulgam turisticamente a cidade e promovem entre a população a importância e os benefícios da atividade física”, comenta o secretário Pavan.
Os 57º Jasc preveem a disputa de 26 modalidades com a distribuição de 44 troféus e 543 medalhas. O campeão geral conquistará o troféu que a partir desta edição será transitório. O vencedor ficará com a peça por um mês para exposição na cidade, depois ela retorna para a sede da Fesporte, em Florianópolis. O município que vencer os Jasc por três vezes conquistará o troféu definitivo. A taça tem 90 centímetros de altura, 40 de diâmetro e pesa 22 quilos. Os vencedores de todas as edições estão registrados em pequenas placas colocadas na peça. “É um troféu maravilhoso e uma grande ideia que começará a partir de Lages”, observou o prefeito de Lages, Antônio Ceron.
A disputa do remo dos Jasc já ocorreram no domingo passado. em Florianópolis. em razão de Lages não contar com um local adequado para sediar a modalidade. A Capital dominou a disputa, somando 47 pontos; Blumenau ficou em segundo, com 30; e Chapecó em terceiro, com 27. Por ter contado com apenas sete municípios participantes, um a menos que o mínimo estabelecido nas regras da competição, que são oito, a modalidade não contará para a pontuação geral dos Jasc.
O atual campeão dos Jogos Abertos é o município de Itajaí, que venceu as disputas em 2014, em Itajaí, e em 2015, quando a competição foi realizada nas cidades de Joaçaba, Luzerna e Herval d’Oeste. Mas o maior campeão da história ainda é Blumenau, com 41 conquistas desde 1960, quando a competição foi criada por iniciativa do empresário brusquense Arthur Schlösser. Em 2016, os Jasc não foram disputados em razão de um forte temporal que causou sérios danos à cidade e às estruturas esportivas da cidade de Tubarão, município que receberia a competição.
Serviço
57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc)
Datas: entre os 3 e 11 de novembro de 2017 em Lages.
Abertura: sexta-feira (3), às 20h, no Ginásio de Esportes Jones Minosso (Rua Antônio Ribeiro dos Santos, s/nº Bairro Universitário)
Municípios participantes
- ABELARDO LUZ
- AGROLÂNDIA
- ÁGUAS MORNAS
- ANTONIO CARLOS
- ARMAZÉM
- ARROIO TRINTA
- ASCURRA
- BALNEÁRIO CAMBORIÚ
- PAIAL
- BALNEÁRIO PIÇARRAS
- BANDEIRANTE
- BLUMENAU
- BIGUAÇU
- BOM RETIRO
- BOMBINHAS
- BRAÇO DO NORTE
- BRUSQUE
- CAÇADOR
- CAMBORIÚ
- CAMPO ALEGRE
- CAMPOS NOVOS
- CANOINHAS
- CHAPECÓ
- COCAL DO SUL
- CONCÓRDIA
- CRICIÚMA
- CURITIBANOS
- DIONÍSIO CERQUEIRA
- ERVAL VELHO
- FLORIANÓPOLIS
- FRAIBURGO
- GASPAR
- GRAVATAL
- HERVAL D´OESTE
- IBIRAMA
- IÇARA
- INDAIAL
- IPIRA
- ITAJAÍ
- ITAPEMA
- ITAPIRANGA
- ITUPORANGA
- JACINTO MACHADO
- JARAGUÁ DO SUL
- JOAÇABA
- JOINVILLE
- LACERDÓPOLIS
- LAGES
- LINDÓIA DO SUL
- LUZERNA
- MARAVILHA
- MONDAÍ
- MORRO DA FUMAÇA
- NAVEGANTES
- NOVA TRENTO
- ORLEANS
- OTACÍLIO COSTA
- PASSOS MAIA
- PINHALZINHO
- PINHEIRO PRETO
- PIRATUBA
- POMERODE
- PORTO BELO
- POUSO REDONDO
- PRESIDENTE GETÚLIO
- QUILOMBO
- RIO DO OESTE
- RIO DO SUL
- RIO NEGRINHO
- SALTO VELOSO
- SANTA CECÍLIA
- SANTO AMARO DA IMPERATRIZ
- SÃO BENTO DO SUL
- SÃO CARLOS
- SÃO FRANCISCO DO SUL
- SÃO JOÃO DO OESTE
- SÃO JOAQUIM
- SÃO JOSÉ
- SÃO LOURENÇO DO OESTE
- SÃO LUDGERO
- SAUDADES
- SEARA
- SERRA ALTA
- SIDERÓPOLIS
- SOMBRIO
- TIJUCAS
- TIMBÓ
- TREVISO
- TREZE TÍLIAS
- TROMBUDO CENTRAL
- TUBARÃO
- TUNÁPOLIS
- URUSSANGA
- VIDEIRA
- XANXERÊ
- XAXIM
Modalidades
- Atletismo
- Basquete
- Bocha
- Bolão
- Ciclismo
- Futebol
- Futsal
- Ginástica Artística
- Ginástica Rítmica
- Handebol
- Judô
- Karatê
- Natação
- Punhobol
- Remo
- Taekwondo
- Tênis
- Tênis de mesa
- Tiro Pistola Ar
- Tiro Fogo Central
- Tiro Pistola Livre
- Tiro Carabina Deitada
- Tiro Carabina Apoiada
- Tiro Carabina Ar Comprimido
- Tiro Carabina Ar Seta
- Tiro Americano
- Tiro Trap Double
- Triathlon
- Vôlei
- Vôlei de Praia
- Xadrez
Detalhes do troféu
Altura: 90 centímetros
Diâmetro: 40 centímetros
Peso: 22 quilos
Material: aço de carbono recortado e com polimento
Revestimento: banho de níquel e croma, com acabamentos de banho dourado
Placas com as cidades campeãs: aço fotogravado
Base: resina poliéster
Números
- 13 mil atletas no total, desde o início das competições até as finais em Lages
- 4 mil atletas em Lages
- 500 dirigentes esportivos, entre técnicos e organizadores das equipes
- 204 cidades participantes desde o início
- 26 modalidades em disputa
- 44 troféus e 543 medalhas serão distribuídas
- 100 árbitros comandam os Jasc
Fonte: Fundação Catarinense de Educação Especial