Por Humberto Trindade
A Associação Blumenau de Karate participa até este domingo (29/10/17), do 10º Campeonato Mundial de karate Cadete, Júnior e Sub-21, no Ginásio de Esporte Santiago Martin, em Santa Cruz de Tenerife, na Espanha. Welton Barbosa vai disputar o torneio na categoria Kumitê Sub-21 até 75 quilos e Vanderlei de Oliveira faz parte da comissão técnica da Confederação Brasileira de karate (CBK). Os dois são representam a Karate/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Prmoshirt/Arawaza/FMD Blumenau.
A delegação brasileira é formada por 34 atletas. O Mundial terá a participação de 1,7 mil atletas de 109 países em 35 categorias.
É a primeira vez que Welton defende o Brasil no Campeonato Mundial de Base. Apesar de ser novato na competição, o atleta se mostra confiança na busca de um bom resultado na Espanha. A sua categoria está programada para domingo (29). “Espero aproveitar a boa fase. O professor Vanderlei fez treinos direcionados para esse torneio, trabalhando técnicas e na preparação física”, comenta o atleta, medalha de bronze no Sul-Americano disputado em julho, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia e bronze na fase final do Brasileiro realizado em Salvador, na Bahia, na categoria Sub-21.
Como treinador da Seleção Brasileira de karate, Vanderlei acredita que a delegação do Brasil tem condições de realizar uma boa campanha no Mundial. Segundo ele, o Brasil estará representado, por exemplo, por vários campeões do Pan-Americano de Base. “Hoje, o karate brasileiro é referência no mundo em todas as categorias, tanto que o Brasil é o terceiro colocado no ranking mundial da World Karate Federation (WKF)”, destaca o técnico blumenauense, que também fez parte da comissão técnica brasileira na atual temporada nos Campeonatos Pan-Americano de Base no Sul-Americano.
A comissão técnica do Brasil no Mundial conta também com os técnicos Diego Spigolon, Fabrice Chiron e Ulisses Santos e por William Cardoso, diretor técnico.