Alunos, professores, pais e coordenação se reuniram na manhã de segunda-feira (23/10/17) para recepcionar e celebrar a estudante Ana Carolina Gomes Jacinto, do curso Técnico em Produção de Moda do SENAI Blumenau. A jovem de 19 anos conquistou a sexta colocação mundial e medalha de excelência em vitrinismo na WorldSkills Competition 2017, olimpíada internacional de educação profissional encerrada na última semana em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
“É uma experiência que ajuda a estimular a competitividade dentro da indústria. Sempre achamos que os outros países são melhores, mas percebemos que o Brasil não fica para trás quando o assunto é conhecimento e excelência”, disse Ana Carolina, que foi aplaudida de pé pelos colegas.
Além das palmas, Ana recebeu uma faixa e balões em homenagem ao desempenho na competição. O diretor do SENAI Blumenau, Jacir Luiz Lenzi, enfatizou a importância de participar de eventos do porte da WorldSkills para a melhoria da educação no Brasil.
“A Ana é exemplo de que não podemos desistir dos nossos sonhos. É através de pessoas como ela que conseguiremos melhorar as condições do ensino e da própria economia no nosso país. Parabenizamos também todo o corpo docente, que posiciona o SENAI como uma das melhores instituições do mundo para formar novos profissionais”, destacou Lenzi.
WorldSkills 2017
Na edição deste ano, a WorldSkills reuniu mais de 1,2 mil alunos de educação profissional de 68 países em 52 ocupações técnicas. O SENAI é a entidade brasileira associada à WorldSkills International, responsável por garantir que o processo seletivo no país siga as regras mundiais. Além disso, apoiou o treinamento da equipe russa, que concluiu a competição em primeiro lugar.