Software brasileiro permite antecipar a ocorrência de deslizamentos de encostas

 

Um software desenvolvido por uma equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vai ajudar a detectar, antecipadamente, movimentos de encostas e diminuir os impactos dos desastres naturais. Chamada Calamar, a ferramenta é o primeiro produto desenvolvido pela unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a ter a patente registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A ferramenta permite a visualização das camadas geológicas dos solos e, com isso, calcular limiares que podem indicar a ocorrência de um desastre natural em determinada área de encosta. O sistema foi baseado em uma técnica de medição geoelétrica chamada sondagem elétrica vertical (SEV). É por meio dela que é possível “enxergar” as diferentes camadas do solo. Além disso, o Calamar fornece dados complementares de condutividade hidráulica, um parâmetro utilizado para estudar a estabilidade das encostas.

“Os deslizamentos no Brasil têm causas hidrológicas. Ao definir as camadas que possuem camadas geotécnicas específicas, o Calamar gera dados para a modelagem matemática da estabilidade das encostas em áreas de risco. A modelagem permite simular condições deflagradoras de deslizamentos, ou seja, qual volume de chuva e qual o grau de umidade que geram fatores que indicam a probabilidade de ruptura de encostas”, afirma o geólogo Márcio Andrade, responsável pelo projeto.

Para ele, a certificação é um reconhecimento da qualidade do software e do trabalho desenvolvido pelo Cemaden. “O registro no INPI permite dar identidade e validade ao produto desenvolvido, como uma certificação de qualidade.”

O projeto-piloto está sendo desenvolvido na cidade de Campos do Jordão (SP). Os dados obtidos estão sendo consolidados em um artigo científico, que será publicado em breve. Ao todo, o desenvolvimento do produto levou três meses.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações