Por Humberto Trindade
Júlia Krüger, 19 anos, é uma das gratas revelações do karate nacional na atual temporada. No último sábado (14/10/17), a atleta revelada pela Associação Blumenau de Karate/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Promoshirt/Arawaza/FMD Blumenau sagrou-se campeã do Campeonato Brasileiro pela categoria Sênior Adulto até 50 quilos. Com a boa fase, a blumenauense traça alguns planos ainda para esta temporada: Conquistar o título dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em novembro, defendendo Blumenau e, em dezembro, ganhar o Pré-Olímpico Nacional, que garante vaga para fazer parte da Seleção Brasileira Sênior do próximo ano.
Na grande final do Brasileiro transmitido ao vivo pelo Canal SporTV para todo o País – num a inédita ação da Confederação Brasileira de Karate (CBK), Júlia venceu a atleta de Sergipe por 2 a 0. “É meu segundo ano na categoria Sênior. Este resultado é importante para seguir com meus objetivos como atleta”, comenta Júlia. “Tudo isso é reflexo de muito treino, determinação e do incentivo do meu professor Vanderlei, quem me descobriu para o karate”, completa a atleta.
Destino
Júlia, aliás é um dos exemplos que Blumenau tem na formação de grandes atletas. Ela começou no karate, por acaso, em 2006, com 07 anos, por meio do Programa de Iniciação Esportiva da Fundação Municipal de Desportos (FMD) – no polo da EBM Francisco Lanser. “Um dia eu estava indo para a ginástica (artística) e acabei passando por uma sala onde o professor (Vanderlei) estava dando aula. Eu comecei a assistir do lado de fora e fiquei encantada pelo esporte”, conta a atleta.
“A Júlia segue os passos para se consolidar no cenário nacional da modalidade. Acredito em muitos títulos. Ela tem determinação, comprometimento, além de talentos para o karate. Esse título me emociona, por demonstrar a preocupação na formação de novos talentos e tenho certeza que a Júlia será referência para os nossos alunos de base”, comenta o professor Vanderlei de Oliveira.