Desde a tarde de segunda-feira (16/10/17), uma baleia juvenil da espécie Jubarte que estava encalhada na areia da Praia da Península, em Barra Velha, voltou ao mar. O animal de aproximadamente seis metros, não apresenta nenhuma lesão, mas mostrava muito estresse.
Uma equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi até o local e monitorava para que ela permanecesse com o orifício respiratório virado para cima, garantindo que o mamífero não se afogasse. A equipe, representada pela Associação R3 Animal, utilizou uma embarcação e um kit de desencalhe para ajudar no resgate.
Mas era necessário aguardar a subida da maré, até atingir o pico máximo, quando a baleia teria pelo menos dois terços do corpo coberto pela água. A cena chamou muita atenção e o local foi isolado, para que o grupo de especialistas pudesse trabalhar com mais tranquilidade.
Pessoas da comunidade local, tentaram desencalhar a baleia por conta própria e duas acabaram feridas, na cabeça e perna. Para esses casos, existem procedimentos que aumentam a chance de sobrevivência e resgate do animal.
Na tarde desta terça-feira (17), tudo deu certo e a baleia voltou ao mar. Mas foi por muito pouco tempo, porque logo em seguida ela morreu. Foram horas de atenção e trabalho para tentar devolver a vida à um animal que durante tantos anos foi perseguido e morto.
Fotos: Dalete Junior