Fotos: Giovanni da Silva
Na tarde desta segunda-feira (16/10/17), foi anunciada oficialmente a criação da Escola Militar de Blumenau. O evento ocorreu na Agência de Desenvolvimento Regional e contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps, além de autoridades estaduais, municipais e militares.
A Escola Militar será instalada nas antigas dependências da Escola de Educação Básica (EEB) Pedro II, onde atualmente está funciona a Escola Básica Municipal (EBM) Tiradentes. As atividades iniciarão em 2018 e serão disponibilizadas 70 vagas para duas turmas: uma do 6º ano e outra do 7º. Aos poucos, novas vagas serão disponibilizadas.
As escolas militares existentes em Santa Catarina recebem uma distribuição de vagas de 90% para filhos de militares e 10% para a população em geral. Segundo o tenente coronel da 7ª Região de Polícia Militar de Blumenau, Carlos Alberto Fritz Bueno, após um levantamento junto à corporação local, este percentual será diferente, devido ao baixo número de Policiais Militares com filhos nesta idade escolar. Nesta terça, começam as reuniões para definir este percentual. As vagas que serão distribuídas para a sociedade civil serão realizadas por sorteio, ainda sem data definida. As matriculas devem acontecer no mesmo período da rede estadual.
O governo do Estado e do Município, anunciaram adequações nas estruturas das escolas, já que o espaço vinha sendo usado provisoriamente, desde que a EBM Tiradentes foi atingida pela tragédia de 2008. Em função disso, ela será incorporada pela EBM Júlia Strzalkowska, hoje instalada nas dependências da EEB Arno Zadrozny.
A unidade estadual, por sua vez, será desativada e o prédio, municipalizado. De acordo com o anúncio do secretário Deschamps, o local será reformado pela Secretaria de Estado antes de ser entregue ao município.